REDIRECIONAMENTO

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Pra que serve um boato?

É muita falta do que fazer. Sim meus amigos, essa é a primeira frase que vem à cabeça de qualquer pessoa após saber de mais um boato. Já parou para pensar que Quixeramobim tornou-se uma cidade ‘mestre’ nessa arte de boataria? É incrível como tem gente que não tem nada para fazer, a não ser mentir.

Então, porque mentimos? Muitos se perguntam, e ainda autoridades, cientistas e pesquisadores se debruçaram sobre o tema. O pesquisador Paulo Sérgio Camargo, especialista em linguagem não verbal, escreveu em seu site um artigo muito interessante sobre isso. Ele descreve porque mentimos em nove possíveis sintomas: 1 - Medo de punição, 2 - Ganhar prestígio, 3 - Medo do castigo físico, 4 - Evitar certos tipos de constrangimentos, 5 - Ganhos materiais e pessoais, 6 - Preservar a privacidade, 7 - Manipular informações, 8 - Apoiar ou beneficiar outra pessoa e 9 - Prazer.

Qual dessas opções serve para a boataria de Quixeramobim?  O mais recente caso de boato na cidade foi a morte do Dr. Antonio Machado. Pobre do homem, nunca esteve tão bem. Eu, pessoalmente, falei com sua esposa e ela, incrédula, lamentava a índole de quem por ventura iniciou essa história mentirosa e absurda. Dona Aldenora falou-me ainda que pessoas ligadas a Antonio Machado ligavam chorando, lamentando a morte do médico que, como no dito popular, continua ‘vivinho da Silva’.

Então, qual o prazer de uma mentira? Juro que esse tipo de comportamento é para pessoas desequilibradas que não tem a mínima noção da realidade e respeito pelo próximo. Outro dia o mesmo Quixeramobim acordou sem a Fábrica de Calçados. Outro dia o mesmo Quixeramobim foi dormir com um ônibus da empresa Guanabara dentro da Barragem. Tudo mentira! E os envolvidos nessas situações tendo que ir a público esclarecer as coisas para fins de acalmar as pessoas.

Agora, tente responder a pergunta do título deste artigo: Pra que serve um boato? Eu acho que “para simplesmente, nada”. Mentir é feio, e mentir pela internet, no Facebook, é mais ridículo ainda. Vamos crescer! Vamos ter, no mínimo, respeito pelas pessoas. A mãe de vocês nunca disse que mentir faz crescer o nariz? Ora!

Elistênio Alves
Graduando em Letras/Espanhol pela Universidade Federal do Ceará

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo