O preço do pão, um alimento considerado básico para as famílias, continua subindo e pode pressionar a inflação nos próximos meses. O presidente do Sindicato das Panificadoras Confeitarias do Ceará (Sindipan-CE), Lauro Martins, afirma que esta semana foram repassados para o consumidor reajustes entre 8% e 9% e que não há como conter os preços. A pressão é para um aumento de 18%.
O dólar alto e a elevação do valor do trigo são os responsáveis pelos reajustes. O setor reclama que está na mão do mercado internacional, devido à decisão da Argentina de suspender as exportações do produto para o Brasil.
Atualmente, o trigo que chega aos moinhos brasileiros vem do Canadá e dos Estados Unidos. Além do preço 40% mais caro, o produto ainda sofrerá com a incidência da Tarifa Externa Comum (TEC), que não é cobrada dos países do Mercosul. A TEC representa um percentual de 10% a mais sobre o trigo e não vinha sendo cobrada, mas o limite de compra do produto com isenção já foi ultrapassado.
Em tempo: o aumento do trigo pode impactar também nos preços do macarrão, bolachas, biscoitos, pizzas e massas em geral. (Fonte: O Povo Online)

Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo