Vítimas e suspeitos. É assim que a Polícia tem se deparado, cada vez mais, com idosos sendo lesados ou envolvidos nos golpes em empréstimos consignados, aqueles em que as parcelas do pagamento são descontadas diretamente da conta corrente ou da aposentadoria.
O delito se espalhou pelo País afora, e, em Fortaleza, as prisões de pessoas de idade avançada cooptadas pelas quadrilhas não param de acontecer. Na Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF), unidades da Polícia Civil especializada em apurar crimes do gênero, os flagrantes acontecem todas as semanas.
Do começo do ano até hoje já são mais de 20 pessoas presas quando estavam na ´boca do caixa´ tentando sacar dinheiro de empréstimos fechados em nome das vítimas, também aposentados, em geral.
Com o uso de documentos falsificados, as quadrilhas conseguem obter os empréstimos nos bancos particulares. Os nomes dos correntistas que viram ´alvo´ da maracutaia são obtidos por diversas formas, entre eles, a internet. Porém, não é raro que os próprios aposentados forneçam seus dados pessoais.
Ainda em 2011, autoridades ligadas à esfera da segurança bancária, já estimavam que, a cada hora, dois aposentados tinham seu nome envolvido na trapaça dos empréstimos consignados obtidos de forma fraudulenta. De lá para cá, essa taxa de vítimas quintuplicou.
Por todo o País, milhares de aposentados são vítimas do golpe que acontece silenciosamente e o cidadão prejudicado só vai saber que foi lesado quando descobre o desconto das parcelas em seu benefício, no fim de cada mês. Começa então, uma grande ´dor de cabeça´ para evitar o prejuízo financeiro. E se o crime não for rapidamente combatido, a dívida do aposentado aumenta velozmente como uma verdadeira ´bola de neve´. (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)

Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo