Criação do município
Mesmo a despeito de haver sido elevado à condição de sede paroquial, em 1755, a povoação de Quixeramobim continuou como distrito de Aquiraz durante mais 34 anos, isto é, até 1789, em cujo o período não teve prefeitos, vereadores, juizes togados ou quaisquer outras autoridades locais que pudessem lhe reger os destinos com autonomia de governabilidade política-administrativa.
Com a criação da Paróquia, entretanto, a povoação ingressou num ciclo de crescimento mais acelerado e, passados alguns anos, os seus habitantes começaram a trabalhar pela sua emancipação, ou seja, pela sua elevação à categoria de Vila, o que efetivamente ocorreu no dia 13 de junho de 1789, quase quatro décadas após a criação da Paroquia de Santo Antonio e da inauguração de sua respectiva Igreja Matriz.
Foi o ouvidor-geral da Capitania do Ceará, José de Magalhães Pinto e Avellar de Barbedo, a autoridade responsável pelos atos solenes de instalação da Vila de Campo Maior, como assim passou a ser oficialmente denominada a sede do novo território municipal cearense, desmembrado da jurisdição administrativa da então Vila de Aquiraz.
O Pelourinho, símbolo maior da autonomia do novo município, foi erguido na tarde do mesmo dia da criação deste, junto ao qual deveriam ter lugar as execuções e outros atos públicos. As primeiras autoridades municipais de Quixeramobim foram, respectivamente, os juízes ordinários José Pimenta de Aguiar e Antonio Pinto Borges, o juiz de órfãos Vicente Alves da Fonseca, o procurador Domingos Carvalho de Andrade e os vereadores Antonio José Fernandes do Amaral, José dos Santos Lessa e José Virgem Lisboa, estes empossados no dia 15 de junho de 1789.
O padre Antonio José Duarte de Araújo Lima era vigário da paróquia, esta ainda pertencia à Diocese de Olinda. No plano administrativo colonial, o Ceará estava subordinado ao governo de Pernambuco, chefiado por Dom Tomaz José de Mello, a quem fora solicitada autorização para a criação da vila.
Postado por: Jornalismo - SMC
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo