REDIRECIONAMENTO

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Acessibilidade: Desníveis e ocupações indevidas em calçadas dificultam a vida de pedestres em Quixeramobim

O município de Quixeramobim convive com um problema que muitas cidades, principalmente do interior do Estado enfrentam: a falta de acessibilidade e espaço nas calçadas. Nossa equipe percorreu na última semana os principais pontos da cidade para mostrar o problema.
Os locais onde deveriam transitar os pedestres e cadeirantes estão em péssimas condições. Desníveis, buracos, entulhos, lixo e até mesmo exposição de mercadorias. A situação é mais grave nas principais ruas do centro, onde o fluxo de pessoas é maior. Comerciantes utilizam os espaços livres para expor seus produtos. Além dá utilização das calçadas pelos comerciantes, pedestres e motoristas enfrentam a falta de orientação e sinalização das vias.
Acidentes já aconteceram na principal rua da cidade, a Monsenhor Salviano Pinto, no Centro, quando, por falta de espaço,  pedestres tiveram que abandonar as calçadas para se arriscar em meio a carros e motos. Na maioria das vezes as vítimas são idosos.
Saiba mais
Em setembro de 2011, o Ministério Público do Ceará, através da 2ª Promotoria de Justiça de Quixeramobim encaminhou à Prefeitura Municipal, Secretaria de Infraestrutura e Procuradoria Geral do Município uma recomendação ministerial sobre a ocupação ilegal das calçadas por dois quiosques na Rua Abílio Silva, bem como nas praças do Memorial Antonio Conselheiro e da Igreja Matriz.

A recomendação determinava por meio de ato administrativo formal com comunicação à Secretaria de Infraestrutura e demais unidades administrativas, que fossem realizadas diligências no sentido de retirar imediatamente e coibir o uso do espaço e via pública por particulares (comerciantes, mototaxitas e etc.), para fins privados e à margem da legislação, que impediam ou dificultavam a passagem de pedestres e colocando em risco a vida e a integridade física, assim como aplicação de multa administrativa diante do descumprimento da determinação.

Postado por: Jornalismo - SMC

2 comentários :

  1. Realmente a situação dos recuos, calçadas e ruas de Quixeramobim, precisa ser discutida com urgência pelas autoridades locais, tendo em vista que existe a Lei de Uso e Ocupação do Solo do município que não funciona. Sempre tive essa preocupação com as construções irregulares que só prejudicam a população e deixa a cidade completamente desordenada.
    Seria interessante que um vereador ou a própria Câmara se interessassem pelo assunto e colocassem em pauta esse gravíssimo problema de nossa cidade.

    Haroldo Santos
    Corretor de Imóveis.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de parabenizar o Sistema Maior por abordar esse assunto tão importante e pertinente. Já fiz alguns pronunciamento na Câmara sobre a temática, mas essa matéria e o comentário do Haroldo Santos, me motivam a continuar e ser mais contundente sobre esse assunto, e encaminharei ofício ao presidente dolegislativo solicitando copia da Lei de Uso e Ocupação do Solo do município e do Código de Posturas.

    Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo