REDIRECIONAMENTO

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Recital gratuito nesta terça-feira (10) marca retorno de bolsistas do projeto Briançon, Tempo de Brasil

Com repertório de música erudita, nesta terça-feira, dia 10, às 19h30, o projeto Briançon, Tempo de Brasil promove recital com quatro jovens instrumentistas que retornaram de temporada de estudos na França. Robson Lima (trompa), Leandro Ferreira, Lucas Raulino (violinos) e Thiago Silveira (trompete) obtiveram em junho o Certificado de Fim de Estudos Musicais no Conservatório de Briançon, depois de um ano de estudos na instituição francesa. O recital acontece no Centro de Ensino Musical Hulda Lage, com entrada gratuita.

Por meio de processo seletivo realizado por professores do Brasil e da França, que inclui audição e entrevista, anualmente o projeto Briançon, Tempo de Brasil possibilita o intercâmbio de quatro jovens músicos cearenses, que têm a oportunidade de concluir os estudos no conservatório francês. O projeto é patrocinado pela Casa Civil do Governo do Estado do Ceará e tem apoio da Associação de Pais e Alunos do Conservatório de Briançon e da Associação Amigos do Piano do Ceará (Apice). Iniciado em 2006, o projeto já encaminhou para o Conservatório de Briançon 15 jovens cearenses dos municípios de Fortaleza, Iguatu, Pindoretama, Maranguape, Tianguá e Várzea Alegre.

Os quatro bolsistas que se apresentam nesta terça-feira darão agora continuidade aos estudos e à carreira musical nas instituições onde atuam. O trompista Robson Lima e o violinista Leandro Ferreira são professores de música em Maranguape. Leandro é também membro da Orquestra Eleazar de Carvalho. O trompetista Thiago Silveira, natural de Várzea Alegre, estuda na UFRN e o violinista Lucas Raulino é aluno do curso de música da UECE.

O programa do recital é composto de obras do repertório erudito para instrumentos solos ou em formações diversas. Entre as quais Fantasie (Franz Strauss), peça para trompa e piano; Esquisse (Georges Barboteu), peça para trompa, violino e piano; Nigun improvisation II (Ernest Bloch), para violino; Légende (Georges Enesco), para trompete e piano; entre outras.

O recital terá a participação da pianista Michelle Lucena, professora do CEM Hulda Lage e do quarteto Vivace, formado por três egressos do projeto Briançon, Tempo de Brasil, flautista Rodrigo Soares, violinista Marcos Machado e violoncelista Ítalo Rafael, além do violista Marcus Silva, da Orquestra Eleazar de Carvalho. Terá também a participação especial de Matheus Lima, aluno do conservatório de Briançon, e Domingos Silva Neto, aluno da UECE.

Serviço:

Recital do Projeto Briançon, Tempo de Brasil – Terça-feira, dia 10, às 19h30 no Centro de Ensino Musical Hulda Lage (Rua Jornalista Cesar Magalhães 721, Guararapes. Próximo ao Museu do Automóvel). Informações: 8823-1793 e 8866-1431. GRÁTIS.

Links com documentários sobre o projeto:
http://www.youtube.com/watch?v=CfLIYofi01k
http://www.youtube.com/watch?v=vstEuyeS5B4&feature=related

Postado por: Jornalismo - SMC

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo