Considerado o mais tradicional festival de quadrilhas do Centro do Estado, o Pula Fogueira fecha o ciclo de festividades juninas na região com noitadas de folguedo neste fim de semana na Praça José de Barros, no Centro de Quixadá. Após a apresentação dos grupos de dança, atrações musicais sobem ao palco para agitar o público por toda a madrugada.O 16º Pula Fogueira começou ontem à noite, e termina na madrugada de amanhã. Além da população local, são aguardadas centenas de visitantes de cidades vizinhas.
Mas este ano o festejo tem novidades. Pela primeira vez o evento tem apenas duas noites. Nas outras 15 edições, o público podia se divertir de quarta a sábado. A estrutura receptiva também foi alterada. Este ano, o número de arquibancadas é maior em relação aos camarotes. Há mais espaço para apreciar a evolução das quadrilhas.
A reivindicação é antiga. Muita gente não conseguia ver o espetáculo. Dessa vez, há espaço para cerca de três mil expectadores, sentados, segundo garantem os organizadores.
De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Camila França, as mudanças ocorrem em razão de dois fatores. O primeiro deles está relacionado à estiagem. Como não houve inverno, não há muito motivo para comemorar. Por outro lado, é preciso preservar a tradição. A principal festa da cidade, exaltando as raízes nordestinas, não pode deixar de ser realizada.
Os recursos disponibilizados para a realização da festa também foram bem menores em relação aos anos anteriores, daí a necessidade das alterações, conforme explicou a secretaria.
Críticas e elogios
As mudanças estão sendo criticadas por uns e elogiadas por outros. Os mais jovens, como o estudante Roberto Ribeiro, reclamam das atrações musicais. Ele aguardava bandas mais famosas. Os mais velhos, como a aposentada Fátima Ferreira, ficaram satisfeitos. Finalmente, têm oportunidade de assistir o espetáculo, e sentados. "Há anos eu esperava por uma oportunidade dessas, mas quando chegava na praça, já estava lotada. Como sou baixinha, não dava para ver nada", confessa.
Além dela, os grupos de quadrilhas dos distritos educacionais do Município estão felizes. Pela primeira vez, têm a oportunidade de se apresentarem no horário nobre do festival. Querem conquistar aplausos quando a praça estiver lotada. Depois é saborear a comida típica regional. Apesar de não ter milho verde para colher nos roçados este ano, alguns barraqueiros prometem surpreender a freguesia com muita canjica, bolo de milho, pamonha e toda a variedade da culinária tipicamente sertaneja. Opção não vai faltar.
O Pula Fogueira é realizado pela Prefeitura de Quixadá. Conta com recursos financeiros do próprio Município, do Ministério do Turismo e da Secretaria de Cultura do Estado. As atrações musicais serão Ítalo e Renno, Rodrigão & Forro Cangaço, Pisada Forrozeira e Cheiro de Menina & Vicente Nery. As bandas Pau de Arara e Bota pra Cima também animam a festa. (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo