No Ceará, um programa de combate à desertificação é desenvolvido nas microbacias dos rios Cangati (Canindé), Batoque (Paramoti), Pesqueiro (Aratuba), e Salgado (Palmácia e Pacoti). O Projeto de Desenvolvimento das Reservas Hidro Ambientais (Prodham). De acordo com o presidente da Funceme, Eduardo Martins, o Prodham é um componente do Projeto de Gerenciamento e Integração dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará (Progerirh), financiado pelo Banco Mundial e desenvolvido pela Secretaria de Recursos Hídricos em parceria com a Funceme. Tem como eixo principal conferir às comunidades locais condições técnicas e financeiras para melhor administrar seus recursos naturais, através de medidas simples, inovadoras e adequadas à realidade do semiárido cearense.
"O objetivo geral é realizar o monitoramento biofísico de uma área piloto no Nordeste brasileiro na microbacia do Rio Cangati, no Município de Canindé, através da implantação de uma infraestrutura de coleta de dados e aquisição de variáveis hidrológicas´´, explica Eduardo Martins. "Nosso objetivo específico é coletar e analisar dados que subsidiem o monitoramento biofísico na microbacia do Rio Cangati, nas seguintes áreas de estudo: recursos hídricos, solo, vegetação e clima´´, frisa o presidente da Funceme.
A localização da microbacia do rio Cangati, onde os estudos foram realizados, ocupando uma área de 75,65 km² em Canindé. Os projetos foram realizados com objetivo de promover a sustentabilidade dos recursos hídricos, por meio de ações de conservação de solo, água e vegetação em microbacias hidrográficas, tendo o homem como ponto focal. "A microbacia do rio Cangati foi à área piloto escolhida pela SRH, no âmbito do PRODHAM, para os estudos do monitoramento biofísico. A ideia é usar o conhecimento gerado através desse monitoramento em outras bacias semelhantes no Ceará, analisando as diferenças e adaptando as ações e intervenções relacionadas ao meio ambiente",
Foram realizadas uma série de intervenções físicas, econômicas e sócio-ambientais e colhidas informações suficientes para dar dimensionamento e caracterização do comportamento hidroambiental da microbacia, com dados importantes para o manejo racional, atendimento de demandas básicas e gestão de risco do semiárido.
Foram recuperadas matas ciliares; reduzido o processo de assoreamento em reservatórios; aumentadas a umidade do solo e a produtividade relacionada a agricultura de sequeiro; e incentivada a conscientização da população quanto ao uso sustentável e preservação dos recursos naturais. "Uma creche foi construída para atender 28 crianças filhas dos agricultores que, desde o maternal, já começam a trabalhar no currículo escolar as questões ambientais".
O sucesso do Prodham fez com que a Miss Universo, Leila Lopes, e embaixadora da Convenção das Nações Unidas para Combate à Desertificação, fosse à comunidade de Iguaçu para conhecer de perto as ações. Leila Lopes participou de uma palestra com crianças que cursam na Escola Manoel Cordeiro da Cruz e estudam o meio ambiente na localidade, visitou áreas que, antes degradadas, foram recuperadas através do Programa de Desenvolvimento das Reservas Hidro Ambientais, conheceu um horto florestal e ainda teve tempo de comer tapioca e tomar suco de acerola. (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo