O Cineclube SESC-IPHANAQ realizou no último sábado, 19, na comunidade de Cipó, no Distrito de Damião Carneiro, distante cerca de 32 km da sede do município de Quixeramobim, no Sertão Central, mais uma exibição do cinema itinerante pelo Sertão.
O filme apresentado foi “A saga do guerreiro alumioso”, de Rosemberg Cariry. Toda a história do filme acontece em Aroeiras, cidade fictícia dos sertões do Ceará, onde vive Genésio, idoso, viúvo, sem filhos, aposentado. Ele preenche a solidão bebendo cachaça e contando histórias e bravatas sobre os antigos cangaceiros.
“Um filme bem interessante, onde é possível fazer várias reflexões políticas, culturais e sociais de nossa história ainda dominada pela visão dos poderosos, mas que mesmo assim, o povo nunca deixou de lutar”, destacou Ailton Brasil, presidente da ONG IPHANAQ.
Antes do filme principal, foi exibido para o público infantil o curta “A Menina Espantalho”. Para a moradora Meirilene Barbosa a exibição do filme foi um momento muito gratificante: “A maioria das pessoas do sertão nunca teve oportunidade de frequentar cinema. É algo distante de sua realidade. Daí a importância desse momento na comunidade, pelo qual ficamos muito gratos”.
O projeto Cineclube é uma realização da ONG IPHANAQ e do SESC-Ler de Quixeramobim, conta com o apoio da Fundação Canudos e do Sistema Maior de Comunicação.
Postado por: Jornalismo - SMC
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo