REDIRECIONAMENTO

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Casa de Antônio Conselheiro aguarda restauro há um ano

A antiga casa do mártir da Guerra de Canudos, Antônio Conselheiro, aguarda restauração há cerca de um ano. A responsabilidade é da Secretaria de Cultura do Estado. Mesmo o local sendo sede de variada programação cultural, a parte física do imóvel necessita de conservação urgente.

Atualmente, na Casa Cultural, situada no coração histórico de Quixeramobim e geográfico do Ceará, são realizadas oficinas de artes promovidas pela Secretaria de Cultura e Turismo do Município. Nos fins de semana, o espaço reúne intelectuais para o Papo Cultural, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural de Quixeramobim (Iphanaq). Entretanto, o imóvel tombado como património histórico estadual aguarda as obras de restauração.

Na avaliação do secretário municipal de Cultura e Turismo, Jean Ferreira, a Casa de Antônio Conselheiro necessita de pintura geral e reparos na coberta e madeiramento. Mas, segundo ele, o único problema grave está nos fundos do imóvel. O telhado está comprometido.

Como a Casa pertence ao Estado, a gestão municipal se limita apenas a utiliza-la nas diversas atividades culturais. A Secretaria Municipal de Cultura funciona nela. Pelo uso, no ano passado o Município liberou recursos da ordem de R$ 5 mil. Além da pintura, fez reparos na rede elétrica. "Mas há anos o prédio não recebe recuperação completa", reconhece.

Enquanto o serviço não começa, alunos de escolas públicas e particulares da região chegam todos os dias para conhecer um pouco da história do líder messiânico sertanejo e também o lugar onde ele morou até partir para o Arraial de Belo Monte, na Bahia. Como a estrutura imobiliária é rústica, não sofre muito com a movimentação acentuada no local. (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)

Postado por: Jornalismo - SMC

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo