REDIRECIONAMENTO

terça-feira, 1 de maio de 2012

Canindé: Comerciantes apostam na venda de artigos religiosos

Nos últimos anos, o turismo religioso vem ganhando espaço no Estado, com inúmeras iniciativas voltadas para o comércio de artigos religiosos. Este Município, um dos maiores centros da fé no Ceará e no Nordeste, tem se destacado pelo grande número de lojas que atuam neste segmento comercial.

Uma pesquisa feita pela Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo de Canindé aponta que todo visitante que chega no maior santuário franciscano das Américas gasta, em média, R$ 100 com produtos religiosos, como fitas, terços, imagens de vidros, estatuetas de São Francisco, camisetas, bonés, escapulários, CDs, DVDs, velas, livros de novenas, fogos, chaveiros, telhas com desenhos de santos, copos, dentre outros artigos.

Além das lojas espalhadas pela cidade, o romeiro e o turista contam ainda com um "camelódromo" instalado na Praça Thomaz Barbosa, onde muitos pais de famílias tiram o sustento da casa, pagam colégio, compram veículos de passeio e até casa própria. "Tudo que tenho foi adquirido com dinheiro desse meu comércio ambulante", afirma Marcos Antonio Freitas Lima, que está há 20 anos nesse ramo.

Atualmente, de acordo com o presidente da Associação dos Camelôs, Francisco Epifânio Saraiva, 400 associados comercializam diversos produtos nesse espaço. "É um grande negócio. Falta mesmo é uma maior estrutura para que possamos dar melhores condições de trabalho aos nossos empregados e atender com uma maior comodidade os nossos clientes", comenta.

Na cidade, existem 821 fábricas de santos espalhadas em fundos de quintais. Todas elas fabricam santos diversos que são comercializados no Ceará, Bahia, Belém do Pará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas e Piauí. "Estamos expandindo nossos negócios. Graças a Deus, o turismo religioso ainda é a grande mercadoria de nossa região. Tudo em Canindé gira em torno das venda de artigos religiosos. Aqui é o maior centro de devoção a São Francisco. Temos clientes o ano inteiro", frisa. (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo