REDIRECIONAMENTO

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Volume de vendas aumenta em 20% no Comida di Buteco


De 13 a 29 de abril o Comida di Buteco 2012 mobiliza 19 botecos, cada um com um prato especial, típico da culinária de boteco. É a segunda vez que o concurso acontece em Fortaleza (CE) proporcionando bons resultados para o setor de gastronomia da Capital cearense.

“O crescimento no faturamento dos botecos das cidades em que o concurso já está bem estabelecido gira em torno de 23% no período do concurso, com crescimento de 14% no número de empregos”, divulga a coordenação do evento.

No ano passado, em Fortaleza, foram 17 botecos participantes do Comida di Buteco. No período do evento foram vendidos mais de 4.500 porções de tira-gosto com 6 mil votos. Para 2012, os números iniciais são bem positivos, com bares apresentando aumento em torno de 20% no total de vendas.

Balanço inicial

O bar do Papai, campeão do ano passado com o prato “Pedacinho do Céu, registrou após o concurso um aumento médio da frequência no bar em torno de 30%. Animado com o resultado, este ano o proprietário Carlinhos Papai reformou o bar, reabrindo no último sábado e já estima 20% a mais no consumo do tira gosto concorrente, a Panqueca de Camarão.

Outro exemplo é o Kina do Feijão Verde (Centro), que teve um aumento no total de vendas em torno de 20%. O prato concorrente na categoria principal, Gurjão de Peixe ao molho Gengibre, foi criado exclusivamente para o Comida di Buteco e foram vendidas 110 unidades no final de semana. No Bar do Ciço, outro que ampliou o cardápio, foram 70 porções do arroz de Cuxá.

“É surpreendente como as pessoas pedem mais tira-gosto. Têm curiosidade em provar do prato e votar. Esperamos para esta semana um aumento ainda maior”, exclama o proprietário do Kina do Feijão Verde, Adriano Costa.

No ano passado, em todo o Brasil, foram 329 botecos participando do Comida di Buteco. No período, foram vendidos mais de 260 mil tira-gostos e foi superada a marca de 320 mil votos, com público total de 2,3 milhões de pessoas. Para 2012, a meta é ainda maior:

Sobre o concurso

No Brasil inteiro, são 16 cidades e 379 botecos participando este ano do Comida di Buteco.
Na Capital cearense, estão no circuito: Alpendre (Aldeota), com a Panelada O Alpendre; Bar Chá da Égua (Montese), com a Carne de Sol a Bar Chá da Égua; Bar do Ciço (Aldeota), com o Arroz de Cuxá; Bar do Papai (Dionísio Torres), com a Panqueca de Camarão do Papai; Bar O Camocim (Centro), com o Mexiridinho, a base de queijo coalho, azeitona e salada; Cabana da Negona (Meireles), com o Bobolinho, de macaxeira frita com bobo de camarão; Flórida Bar (Praia de Iracema), com o Filé à Cavalo; Freguesia 10 (Benfica), com as Asinhas ao avesso; Kasa Kaiada (Bairro de Fátima), com Arrumadinho de carne de charque; Kina do Feijão Verde (Centro), com o Gurjão de Peixe à molho Gengibre; Maria Bonita (Aldeota), com o Maria Bonita, que traz iscas de carne do sol, queijo coalho e peixe; Noite a Fora (Guararapes), como o Vamu Nessa, de filé com fritas e molho de queijo; Paulo do Camarão (Varjota), com o Bolinho do Paulo, de macaxeira e bacalhau; Spranger's In The Night (Aldeota), com a Punheta de Bacalhau; Suvaco de Cobra (Montese), com a Batata Recheada; Toca do Plácido (Joaquim Távora), com o Camarão ao molho; Tronco do Gaúcho (José Bonifácio), com a Costela de Banguela; Zé do Mangue (Sapiranga), com a Piabinha Frita; e Zena (Centro), com a Bola de Carne da Dona Zena.

Como funciona?

A seleção dos bares participantes é feita pelo criador do concurso, o gastrônomo e especialista em botecos Eduardo Maya, que chega a visitar mais de mil botecos por ano em todo o Brasil. Na prática, cada boteco escolhido sugere um petisco para concorrer. Durante os dias de evento, o público e a comissão de jurados visitam os botecos, provam o petisco concorrente e votam nos seguintes critérios: atendimento, higienização, melhor petisco e temperatura da bebida. É dada nota de 0 a 10 para cada critério, contando para avaliação a média das notas e não a quantidade de votos.

O Instituto de Pesquisas Vox Populi faz a apuração dos votos para ver quem levará ao final o título de MELHOR BOTECO DE FORTALEZA. Só pode votar quem prova o petisco, e a urna de votação fica no próprio local. Ou seja, tem que “botecar” pra ter direito a eleger! O resultado do concurso será divulgado no dia 15 de maio na festa Saideira, no Mercado dos Pinhões, com presença dos participantes, imprensa e patrocinadores.

O Comida di Buteco é uma realização da FREE PRODUÇÕES, apresentado pela Ypióca, com o patrocínio da Hellman´s e Doritos. A promoção é da TV Verdes Mares. Tem o apoio da Abrasel, Senac-CE, Ribeiro Lago, Ultragaz, Perdigão, Mercadinhos São Luiz, FE Hotelaria, Amendoim Pepsico, Vox Populi e produção executiva da Kanguru Promoções.

Serviço:
Comida di Buteco 2012 – De 13 a 29 de abril, com participação de 19 bares de Fortaleza.
Informações: (85) 3452.0800 / www.comidadibuteco.com.br

Postado por: Jornalismo - SMC

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo