Depois de diversos municípios cearenses decretarem situação de emergência, a Assembléia Legislativa do Estado debateu a situação, com vistas a encontrar soluções para amenizar o sofrimento do homem do campo durante o período de estiagem.
O deputado Cirilo Pimenta (PSD), defende a antecipação do pagamento do seguro safra. Segundo ele, no Sertão Central, o prejuízo dos agricultores é total. Cirilo mostrou-se preocupado, ainda, com a sobrevivência do rebanho, sugerindo que o preço do milho utilizado na alimentação dos animais seja minorado.
O parlamentar criticou a possibilidade de realização de uma licitação em âmbito nacional para a escolha dos fornecedores de sementes aos produtores. Pimenta alega que se isso ocorrer, o programa estadual “Hora de Plantar“ será prejudicado, o que dificultará ainda mais a vida do sertanejo.
Cirilo pondera que a realização de uma licitação nacional, envolveria empresas multinacionais do setor e que sendo vencido o processo licitatório por uma dessas empresas, os produtores cearenses seriam “esmagados”, o Estado deixaria de gerar milhares de empregos e prejudicaria, ainda, a implementação das novas tecnologias que têm feito com que a semente cearense tenha um alto índice de produtividade. O deputado solicitou que o assunto seja debatido em audiência pública na Assembleia Legislativa.
O deputado estadual Roberto Mesquita (PV), defende a instalação de comitê permanente para tratar da questão da seca no Estado. Segundo Mesquita, o órgão teria como objetivo pensar soluções para a problemática e discutir meios de combate às conseqüências da estiagem.
Postado por: Jornalismo do Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo