REDIRECIONAMENTO
quinta-feira, 6 de outubro de 2011
Conectados: Internautas fazem manifestação contra a violência infantil
Há menos de uma semana da data comemorativa do dia das crianças, 12 de outubro, os internautas resolveram se manifestar contra a violência infantil utilizando as redes sociais, mais precisamente o Facebook. Para aderir a manifestação, basta trocar a foto do perfil por uma de um desenho animado ou gibi que tenha marcado a infância de cada um.
A manifestação mobilizou os usuários da rede, deixando o espaço cibernético mais alegre e colorido, além de alertar para o problema da violência contra a criança e o adolescente.
Apesar da legislação brasileira dispor de um instrumento específico de proteção à criança e ao adolescente, o Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA) criado há vinte e um anos, falta ainda uma conscientização maior por parte da sociedade no sentido de combater as diversas formas de violência contra a infância e a adolescência. A exploração sexual, o consumo de drogas, o trabalho infantil, dentre outros problemas, carecem de atenção especial do poder público e da sociedade, pois como preceitua o próprio ECA, em seu Artigo 4º: “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.
O internauta Tarcísio Filho elogiou a iniciativa: “Tudo melhora quando nos permitimos ser crianças! com essa idéia o face mudou de face, o dia também”.
Opiniões divergentes se proliferaram nos últimos dias. Além dos que defendem a campanha, há os que alertam que a prática poderia “camuflar” pedófilos e facilitar o contato dos mesmos com os menores, e os descrentes, como um internauta que postou: “um desenho vei no facebook não vai acabar com a violência infantil, pare de sonhar!!!!!!!”.
Girlei Lopes saiu em defesa do movimento virtual: “pequenas coisas mudam uma vida. Pequenos atos fazem grande diferenças...seja pelo face, pelo msn, TV, seja por um "desenho vei", seja qual for a forma, vale a pena. Nada é que não serve. Pode ser visto como ilusão. Eu me iludo pela causa dos pequenos ainda que a forma seja esta. Meu abraço aos que ainda conseguem se "iludir" em prol de uma causa digna”.
Polêmicas à parte, o objetivo da campanha é nobre e demonstra que enquanto há pessoas que utilizam a Internet apenas para o trabalho, diversão ou mesmo cometer crimes, há aquelas que utilizam-se da Rede para tentar transformar a realidade social em que vivemos. O ambiente cibernético é um espaço de discussão cada vez mais utilizado para abordagem dos problemas que afligem a nossa sociedade e conclamar a população a sair do ostracismo em que muitas vezes se encontra e batalhar por dias melhores.
Postado por: Jornalismo - SMC
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo