
As tardes no Mercado dos Pinhões já não são mais as mesmas. Os peixes e as carnes cedem espaço para as artes em todas as suas formas. Entre o aprendizado do intricado fuxico, há lugar também para a cadência da dança. E assim, no meio de retalhos, couro e música, o Mercado ganha vitalidade e ares de professor. Sempre as tardes, das 14h às 17h.
Desde novembro de 2010, a Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) leva à comunidade o Programa Arte Viva. O projeto visa a ensinar e integrar a população através de cursos e oficinas com foco cultural e artístico. Além disso, como explicou a assessora de projetos especiais da Secultfor, Zuleica Araripe (Toca), as ações resultam em renda para a comunidade. “Os cursos e oficinas, além de melhorar a qualidade de vida dos moradores, trabalhar a autoestima dos alunos, também geram renda”, destacou.
O programa que começou com o intuito de revitalizar o Mercado dos Pinhões cresceu e apareceu. A mais nova edição do Programa Arte Viva acontecerá entre os dias 12 e 21 de julho, das 14h às 17h. De temáticas variadas, direcionadas ao público em geral, as aulas são gratuitas. A instrutora Regina Guilhon vai ensinar, nos dias 12 e 15, a como transformar o couro em porta-níqueis e porta-cartões. Dando continuidade à proposta, de 19 a 21, no mesmo horário, os participantes irão aprender a fazer sabonete líquido e sais para banho com a instrutora Lara Paz.
Segundo Zuleica, a demanda é sempre maior do que a oferta. Antes, apenas moradores do entorno compareciam. Atualmente, o Arte Viva atrai pessoas de outros bairros e de diversas faixas etárias. “Os grupos são formados por crianças e pessoas com mais de 70 anos. Esse grupo mesclado combina tão bem que um estimula o outro. Eles são incentivados por essa troca de experiências. Para eles, é enriquecedor. A integração é tão boa que eles fazem confraternizações ao final dos cursos. Com isso, procuramos também revitalizar o Mercado, pois a Prefeitura quer dar a ele a função pública que ele tem”, comentou.
Além disso, durante a Quinta Cultural e o Chorinho no Mercado (Sexta), a partir das 18h, acontecerá uma feirinha de artesanatos com exposição de trabalhos de artesãos cearenses (Sindicato dos Artesãos), do Projeto Diferenciart e do Napae (Núcleo de Presidiários e Egressos).
SERVIÇO
Programa Arte Viva - No Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).
12 a 15 de julho e 19 a 21 de julho. Contatos e inscrições: 3251.1299.
Quinta Cultural - Dias 7, 14, 21 e 28, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli) a partir das 18h.
Chorinho no Mercado – Shows às sextas-feiras, 8, 15, 22 e 29, sempre a partir das 20h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).
Com informações da Secretaria de Cultura de Fortaleza – (fone: 85 3105 1386)
Fonte: Agência da Boa Notícia – (fone: 85 3224 5509)
Postado por: Jornalismo - SMC
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo