
Na noite deste sábado, 4, na Praça Nossa Senhora de Fátima, conhecida como praça da Prefeitura, no Centro do Município de Quixeramobim, foi celebrada a Missa do Vaqueiro. Antes da celebração, ocorreu também a já tradicional cavalgada pelas ruas da cidade, onde os vaqueiros convidavam as pessoas a participarem da santa missa. Estima-se que participaram do culto cerca de três mil pessoas. Acompanhando os fiéis, mais de duzentos vaqueiros receberam a bênção do celebrante aboiador, Padre Adauto Farias. Crianças e adolescentes também participaram montados nos seus cavalos. A tradição religiosa faz parte da programação alusiva a Santo Antonio, padroeiro do município.
Vestido a caráter, com gibão, perneira, estola e chapéu de couro, auxiliado pelo Pároco Francisco Sérgio de Oliveira, Padre Adauto Farias foi uma atração à parte. Um grupo de forró tradicional pé-de-serra, comandado pelo sanfoneiro Nonô, encantou os presentes no acompanhamento ao padre cantador.
Outra atração na celebração foi o vaqueiro e repentista Luiz Monteiro, que homenageou seus colegas vaqueiros por ocasião do encerramento da missa campal com o tradicional aboio, símbolo da bravura e trabalho na lida diária com o gado.
Durante a bênção final, Padre Adauto Farias agradeceu a todos e se despediu com as músicas do rei do baião, Luiz Gonzaga, Asa Branca e Ave-maria sertaneja. Acostumado com o repertório do padre, o público foi ao delírio numa noite memorável para a cultura e a história de Quixeramobim. As festividades religiosas prosseguem até o próximo dia 13, dedicado a Santo Antônio.
Com informações de Alex Pimentel (Jornal Diário do Nordeste)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo