REDIRECIONAMENTO

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Missa do Vaqueiro reúne multidão em Quixeramobim


Na noite deste sábado, 4, na Praça Nossa Senhora de Fátima, conhecida como praça da Prefeitura, no Centro do Município de Quixeramobim, foi celebrada a Missa do Vaqueiro. Antes da celebração, ocorreu também a já tradicional cavalgada pelas ruas da cidade, onde os vaqueiros convidavam as pessoas a participarem da santa missa. Estima-se que participaram do culto cerca de três mil pessoas. Acompanhando os fiéis, mais de duzentos vaqueiros receberam a bênção do celebrante aboiador, Padre Adauto Farias. Crianças e adolescentes também participaram montados nos seus cavalos. A tradição religiosa faz parte da programação alusiva a Santo Antonio, padroeiro do município.

Vestido a caráter, com gibão, perneira, estola e chapéu de couro, auxiliado pelo Pároco Francisco Sérgio de Oliveira, Padre Adauto Farias foi uma atração à parte. Um grupo de forró tradicional pé-de-serra, comandado pelo sanfoneiro Nonô, encantou os presentes no acompanhamento ao padre cantador.

Outra atração na celebração foi o vaqueiro e repentista Luiz Monteiro, que homenageou seus colegas vaqueiros por ocasião do encerramento da missa campal com o tradicional aboio, símbolo da bravura e trabalho na lida diária com o gado.

Durante a bênção final, Padre Adauto Farias agradeceu a todos e se despediu com as músicas do rei do baião, Luiz Gonzaga, Asa Branca e Ave-maria sertaneja. Acostumado com o repertório do padre, o público foi ao delírio numa noite memorável para a cultura e a história de Quixeramobim. As festividades religiosas prosseguem até o próximo dia 13, dedicado a Santo Antônio.

Com informações de Alex Pimentel (Jornal Diário do Nordeste)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo