O mês de maio curiosamente é conhecido como o mês dos trabalhadores e das noivas, mas é o dia das mães a data mais festejada. A data surgiu em virtude do sofrimento de uma americana que após perder a mãe, passou por um processo depressivo. As amigas mais próximas de Anna M. Jarvis, para livrá-la de tal sofrimento, fizeram uma homenagem para sua mãe, que havia trabalhado na guerra civil do país. A festa fez tanto sucesso, que em 1914, o presidente Thomas Woodrow Wilson oficializou a data, e a comemoração se difundiu pelo mundo afora.
As mães são homenageadas desde os tempos mais antigos. Os povos gregos faziam uma comemoração à mãe dos deuses, Reia. Na Idade Média, os trabalhadores que moravam longe de suas famílias ganhavam um dia para visitar suas mães, que os ingleses chamavam de “mothering day”.
Em Quixeramobim, a Praça Nossa Senhora de Fátima, conhecida como Praça da Prefeitura, amanheceu nesta segunda-feira, 02, chamando a atenção dos populares que por ali transitavam. A imagem da santa ali existente encontrava-se ornamentada de flores. Segundo Socorrinha Alexandre, da Pastoral da Comunicação da Paróquia de Santo Antonio, a iniciativa foi posta em prática no ano passado, quando a senhora Luciana Alexandre fez uma promessa para a santa pedindo a cura de seu filho. Depois disso, um grupo de amigos passou a realizar o mesmo gesto. Qualquer devoto poderá ofertar sua flor à imagem localizada na praça.
A Paróquia de Santo Antonio de Quixeramobim conta com uma programação especial para o mês das mães. Maiores informações com a Pastoral de Comunicação, através do telefone: (88) 3441.1901.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo