
Prefeitos das regiões do Sertão Central, dos Inhamuns e Sertões de Canindé, secretários estaduais e municipais, coordenadores regionais e conselheiros municipais de saúde, vereadores e lideranças comunitárias reuniram-se nesta segunda, 11, com o governador Cid Gomes no Centro de Convenções em Fortaleza, para definir prazos, critérios e métodos de escolha do município que sediará o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC).
Inicialmente candidataram-se para sediar o HRSC os municípios de Boa Viagem, Canindé, Tauá, Quixadá e Quixeramobim. Após apresentação técnica de Tauá, o prefeito Odilon Aguiar anunciou a desistência da candidatura do município. Assim, seguem na disputa Boa Viagem, Canindé, Quixadá e Quixeramobim, que continuarão em campanha até a votação para a definição do local, que será realizada no dia 9 de maio, também no Centro de Convenções, em Fortaleza.
O HRSC atenderá 20 municípios que compõem a recém criada macrorregião de saúde do Estado, que abrange Sertões de Canindé, Sertão Central e Sertões dos Inhamuns, e tem população estimada em 612 mil pessoas nos municípios de Boa Viagem, Canindé, Caridade, Itatira, Madalena, Paramoti, Banabuiú, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Pedra branca, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Solonópole, Aiuaba, Arneiroz, Parambu e Tauá.
A construção do HRSC é um compromisso assumido pelo Governador Cid Gomes na última campanha eleitoral e uma das ações estratégicas do Governo no sentido de interiorizar as ações de Saúde no Estado. Na última sexta, 08, o Governador inaugurou a unidade regional do Cariri, situada em Juazeiro do Norte. Outra unidade está em construção em Sobral, devendo ser inaugurada ainda neste semestre.
O Hospital Regional do Sertão Central contará com o investimento de mais de 90 milhões de reais, terá entre 200 e 250 leitos e 74 enfermarias para o atendimento de urgência e emergência, de média e alta complexidade, cirurgia geral, clínica médica, traumatologia, ortopedia, neurologia, cirurgia plástica, cirurgia buco-maxilo-facial, cirurgia vascular, cardiologia, proctologia, gastroenterologia, urologia, oftalmologia e mastologia. O centro cirúrgico terá quatro salas para procedimentos de médio e grande porte e quatro salas para hospital-dia cirúrgico.
Diversas caravanas dos municípios candidatos compareceram ao Centro de Convenções, onde vibraram com as apresentações técnicas de cada candidatura. Estiveram presentes ainda ao evento, o Vice- Governador Domingos Filho, os deputados estaduais Osmar Baquit, Raquel Marques, Sérgio Aguiar, Cirilo Pimenta e Professor Pinheiro, o ex deputado Rômulo Coelho, os secretários estaduais Ivo Gomes (Gabinete do Governador), Mauro Filho (Fazenda), e Quintino Vieira (DER) e o presidente da União dos Vereadores do Ceará (UVC), Deuzinho Filho.
Como a definição se dará apenas no dia 9 de maio com a votação dos prefeitos de municípios que compõem a macrorregião e presidentes de Câmaras Municipais, os municípios candidatos buscam agora o apoio de outros municípios da região, em uma fase de argumentação e convencimento que mobilizará não só as autoridades, mas toda a sociedade civil, como já ocorre em Quixeramobim, onde na última sexta-feira,08, um debate foi realizado e contou com a participação do prefeito municipal Edmilson Júnior, do ex deputado Rômulo Coelho, de representantes de entidades como a Câmara de Dirigente Lojistas de Quixeramobim(CDL), do Movimento dos trabalhadores Rurais Sem Terra(MST), Loja Maçônica Acácia Sertaneja, empresários, lideranças políticas, religiosas, sociais e comunitárias. Ainda em Quixeramobim, no sábado, 09, foi realizada uma reunião no Liceu Alfredo Almeida Machado para discutir o assunto.
A reportagem do Sistema Maior de Comunicação esteve presente no Centro de Convenções e pôde conferir o empenho dos municípios candidatos à sede do Hospital Regional do Sertão Central, bem como o entusiasmo das caravanas presentes, notadamente a de Quixeramobim, que conseguiu aglutinar representantes dos mais diversos setores sociais e correntes políticas distintas, em torno do objetivo de sediar o empreendimento que facilitará o atendimento da população do município e de toda região.
Dos vinte municípios da macrorregião, Quixeramobim faz limite com oito (ao Norte com Madalena, ao Sul com Senador Pompeu, Solonópole e Pedra Branca, ao Leste com Quixadá, Banabuiú e Choró e a Oeste com Boa Viagem), o que facilitaria a locomoção entre os municípios. Obras do Governo do Estado na região, como a pavimentação da CE 166/265 que liga Quixeramobim à Madalena, tornarão o acesso ainda mais rápido e fácil, o que segundo os defensores da candidatura do município são, dentre outros, aspectos positivos para a implantação do hospital em Quixeramobim.
Segundo o prefeito Edmilson Júnior, Quixeramobim conta com o apoio manifesto de municípos da região, como Senador Pompeu e Madalena, e articulações estão sendo feitas para garantir novas adesões à candidatura, visando a construção do hospital no município localizado no centro geodésico do Estado.
Postado por: Jornalismo - SMC
O hospital deveria ser pra boa viagem pois esta no centro das outras cidade vai ser de fato politicagem se ñ vinher pra bv
ResponderExcluir