
No último sábado, 26, a Fundação Canudos iniciou mais um ciclo da campanha de doação de livros, revistas e periódicos à escolas de ensino público no município de Quixeramobim.
Desta vez a instituição beneficiada foi a Escola de Ensino Fundamental Manoel Leocádio Rabelo, localizada na comunidade de Coque, no Distrito de Berilândia. A Escola atende apenas a crianças do pré-escolar ao 4° ano e não conta com uma biblioteca. Como explicou a diretora da instituição, Adenize Silva Paulo Ferreira, “a escola é pequena e como não há um local destinado para os livros, os mesmos são guardados em estantes dentro das salas de aulas, ficando sempre à disposição dos alunos. Com a doação destes livros vamos ampliar a quantidade de material de pesquisa e estudo em nossa escola”.
A iniciativa da Fundação Canudos tem por objetivo a promoção do aprimoramento da leitura e escrita, que representa uma grande dificuldade enfrentada pelos educadores e gestores educacionais no ensino de crianças e adolescentes. Várias escolas já foram beneficiadas, e através do material doado desenvolvem projetos com seus alunos, alcançando bons resultados e maior interesse dos mesmos por textos de linguagem mais formal, como os que são encontrados nos livros e revistas encaminhadas às mesmas pela Fundação Canudos.
Segundo o site Abril.com, pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: tem mais facilidade de aprender, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor. A leitura frequente ajuda ainda a criar familiaridade com o mundo da escrita, facilitando a alfabetização e o desempenho em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras.
Postado por: Jornalismo - SMC
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo