Nasceram recentemente nas instalações do Laboratório de Fisiologia e Controle da Reprodução (LFCR) da Faculdade de Veterinária (Favet) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), no Campus do Itaperi, os primeiros filhotes dos caprinos fundadores transgênicos para o Fator Estimulante de Colônia de Granulócitos humano (hG-CSF). Para este fato, os pesquisadores do LFCR realizaram a fecundação de cabras não transgênicas com sêmen do animal transgênico, e obtiveram o desenvolvimento de cinco cabras prenhes. Destas nasceram sete filhotes, sendo que quatro deles foram comprovados como transgênicos (dois machos e duas fêmeas).
Para o coordenador do LFCR, professor pesquisador Vicente José de Figueiredo Freitas, este foi um grande passo para formação de um futuro rebanho transgênico, secretando hG-CSF em seu leite e propiciando a possibilidade de produzir a proteína recombinante em escala comercial. Isto facilitará a posterior produção do medicamento, o qual poderá ser usado no tratamento de imunodeficiências.
Esta é mais uma comprovação do desenvolvimento que a Uece vem experimentando também na área da pesquisa. Aliás, a sociedade científica internacional reconhece os resultados obtidos pelo grupo do LFCR como demonstra a divulgação da foto do casal de caprinos na versão 2011 do calendário que a International Society for Transgenic Technologies (ISTT), sociedade sem fins lucrativos que agrupa as principais instituições e cientistas que trabalham na área de
transgênese animal.
Contato pelo telefone: 3101.9861.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo