Neste dia 14 de dezembro, o programa Ronda do Quarteirão chega a três meses de atuação em Quixeramobim e o Capitão Cavalcante, responsável pela execução do programa no Sertão Central, foi o entrevistado do programa Repórter Ceará.
Em uma espécie de balanço, o policial abordou temas como a reestruturação do programa, a liminar que determina que os veículos não ultrapassem 50 Km/h e indicadores de violência dos municípios da região centro. Segundo o Capitão Cavalcante, ainda é cedo para se ter um prognóstico mais detalhado, tendo em vista que o programa foi implantado há quase 90 dias no município, mas que em visitas e coletas de depoimentos realizadas em algumas cidades do Sertão Central, a população tem demonstrado que houve uma melhoria no serviço.
“Quanto às estatísticas, costumamos fazer a partir dos 12 meses, mas podemos constatar um decréscimo de ocorrências, isso pode ser detectado claramente pelos nossos próprios plantões diários de policiamento. Tem havido sim, uma redução significativa de ocorrências. Neste mês de dezembro, por exemplo, não tivemos o registro de nenhum homicídio na cidade de Quixeramobim. Além do que, foram efetuadas prisões de traficantes e assaltantes, e apreendidas armas de fogo, o que tem demonstrado a atuação intensiva de nossas patrulhas no plantão policial e, sem dúvida, tem refletido numa sensação de segurança maior”, disse o capitão.
Conforme já anunciado pelo governador Cid Gomes, a reestruturação do programa Ronda do Quarteirão deverá ocorrer em seu segundo mandato. O entrevistado confirmou a informação de que o programa passará por uma avaliação e que a expectativa do resultado desta reformulação poderá ser, dentre muitas outras, a inclusão de mais cidades interioranas no programa.
Outros pontos questionados foram a transferência de alguns soldados do Ronda de Quixeramobim para outras cidades. Segundo o capitão, uma medida é emergencial para combater a violência em cidades de maior porte, pois como se constatou o decréscimo de violência em alguns municípios incluídos no programa, os policiais poderão ser aproveitados em medida de combate imediato a violência em cidades como Fortaleza, enquanto mais agentes são contratados para reforçar o batalhão policial.
Em participação ao vivo, ouvintes questionaram a determinação da velocidade das viaturas do Ronda do Quarteirão. O Capitão explicou que, de certa forma, a determinação foi mal interpretada pela população e que, na verdade, a principal justificativa para a limitação da velocidade é a tentativa de redução no número de acidentes. Como explicou, na determinação o comandante orienta que, ao invés de perseguir, os policiais solicitem o apoio das outras viaturas para fazer o que chama de “cercos inteligentes”.
Postado por: Jornalismo - SMC
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo