REDIRECIONAMENTO

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

PT reúne executiva para discutir espaços no novo governo cidista

A executiva estadual do Partido dos Trabalhadores vai se reunir, a partir das 9 horas desta segunda-feira, no Hotel Praia Centro. O encontro deve ser comandado pela presidente regional da legenda, a prefeita Luizainne Lins. O objetivo é discutir a participação do PT na nova gestão estadual e estabelecer pontos de negociação com o governador Cid Gomes (PSB). Esta é a primeira reunião do PT após o segundo turno das eleições.

O PT foi a legenda que emplacou mais secretários no primeiro governo Cid. Foram quatro, ao todo. Mas a conjuntura atual se demonstra bem diferente da de 2006. Hoje, Luizianne vive momentos de tensão com Cid, que preside o PSB estadual. Em 2008, a petista recebeu apoio do governador na reeleição à Prefeitura. Mas, apesar da promessa, ela não se engajou na campanha de Cid neste ano.

Em 2006, Luizianne conseguiu indicar o professor Auto Filho para assumir a Secretaria de Cultura e a ala do deputado federal reeleito, José Guimarães, emplacou Joaquim Cartaxo na pasta das Cidades. Os dois permanecem no cargo, mas articuladores do governo já têm a saída de Auto Filho como certa. Ele integra a mesma tendência interna ao PT que Luizianne: a Democracia Socialista (DS).

Do PT, o governador também convocou Camilo Santana para a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, esse também da cota de José Guimarães, e Artur Bruno para Trabalho e Desenvolvimento Social. Ambos não estão mais no cargo. Camilo foi reeleito deputado estadual e Bruno deputado federal. Além dos quatro secretários indicados pelo PT, Cid ainda convidou – em sua cota pessoal de secretários – uma petista de Sobral, Izolda Cela, para a Secretaria da Educação. Ela deverá ser mantida. A corrente “Movimento PT”, comandada pelo deputado federal reeleito Jpsé Airton não esconde: quer participar com cargos da nova gestão cidista.

O próprio governador já afirmou que o PT já obteve muito espaço em seu primeiro governo e que, por isso, a legenda não teria do que reclamar. O PT ainda contou, na primeira gestão, com Francisco Pinheiro (PT) na vice-governadoria. Apesar das incertezas, alguns nomes petistas são cotados para o primeiro escalão da próxima gestão estadual. O deputado Dedé Teixeira, por exemplo, pode assumir a futura Secretaria de Pesca.

Fonte:Blog do Eliomar

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo