![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhvEayd9XJfPHd3AshukDzGCtu2unXI6qMsn3HXqLHFYkpaD8rirXmaSfzvxf67ICooreNb6t0TOGFBsHJLhl6H10aSI5bBy9yfL3pdlOFW7EwlcE5UtfruSWemf9-KXf4RX8N4rNdzvSYH/s400/1.jpg)
Contrariando o direito constitucional de ir e vir do cidadão, calçadas de Quixeramobim demonstram o descaso do poder público local com a conservação dos espaços públicos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjk8DUu8iOHu2lJ_aigQkcZzNChZxSaxs5pHaxLNhTCOE-TBZFVD8-HZlLElLpyuZFEMdMzBaXcVmyrMMI0YrXKwEKWkNQO0cq1nEp1sd_abejtGyxGgKQ3VV_Y8hsD9j2sf_jT_445-FO1/s400/3.jpg)
Quem caminha pelas ruas de Quixeramobim diariamente, é testemunha da ausência de qualidade nas construções realizadas pela Prefeitura Municipal, que culminaram com a colocação de pedras portuguesas nas calçadas, e que hoje se encontram em péssimo estado de conservação. Em muitos trechos as pedras se soltaram, gerando buracos enormes, ficando praticamente intransitáveis. A falta de manutenção e o enraizamento de árvores agravam o problema, além da ausência de rampas de acesso em diversos pontos, que prejudicam, sobretudo, o direito constitucional de ir e vir de pessoas com deficiência. Se no centro da cidade o problema preocupa, nos bairros periféricos a situação é ainda mais grave, as calçadas são mais estreitas, irregulares e abandonadas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgpP4h7abODvZcmTPriLvB-Gx8TVxAym0uD8MTm-LRF-0AcBbpD7x95GJBiMwsOapyNXe8ymUhDRtnqyO3Yl8Fd7UdaSYIcCUEJXF4KGLniirYdvEhqK9lVnc2XC-kY_7uLLurYBelwzaJ7/s400/4.jpg)
Também é possível verificar a ocupação irregular por parte de comerciantes, motoristas, motociclistas que estacionam seus veículos em cima das calçadas, vendedores ambulantes que nelas se instalam e até mesmo acúmulo de lixo, que restringem ainda mais o espaço de circulação da população.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgF1Rga5UOa_RaqCREbdTFCZXx2vG8kO7xUZQzTrb45ZPOJzPnFjxNzp20N1UuV2hEkxJuf_UYCGc03W7omhk-UHRvPq4ndfnBfncuYPNvkMvwcjw9G-2HvckGAZlfemhZIGj3adICxlqgn/s400/4.jpg)
A população reclama a omissão do poder público, preocupada com os danos que a deterioração possa causar aos pedestres. Existem inclusive, denúncias de que acidentes já ocorreram, principalmente com idosos, devido às condições das vias públicas. Nunca se viu tanto abandono e descaso com a população, que paga seu IPTU, que cumpre com as suas obrigações e não tem suas demandas básicas devidamente atendidas.
Postado por: Jornalismo - SMC
Meu Caro Sergio
ResponderExcluirTenho acompanhado as noticias de nossa terra atraves do seu blog e gostaria de parabeniza-lo por ter levantado um tema de grande relevancia que e o da mobildade urbana na nossa cidade.Realmente e um absurdo o abandono a que esta submetida a nossa cidade com essa questao.Alem disso nao devemos nos esquecer da questao dos deficientes fisicos e visuais.O nosso IPTU esta muito mal aplicado.Parabens pela materia e sugiro que seja feita atraves do sistema maior uma campanha para melhorar a mobilidade urbana em Quixeramobim.
Grande abraco
Luiz Carlos Pontes