A fofoca pode ser benéfica de alguma forma, ao menos para quem a faz. É o que mostra um novo estudo britânico.
Pessoas que fazem fofoca se sentem mais amparadas. Além disso, a fofoca positiva, que elogia outra pessoa, pode dar uma breve levantada na autoestima de quem conta a história, apontam pesquisadores da Universidade Staffordshire, no Reino Unido.
No estudo, Jennifer Cole e Hannah Scrivener avaliaram as respostas de 160 pessoas a um questionário sobre sua tendência a fofocar, autoestima, amparo social e satisfação com a própria vida. Níveis mais altos de fofoca foram associados com maior sentimento de amparo social, mas não relacionados com autoestima ou satisfação.
Os pesquisadores também pediram para 140 pessoas falarem positivamente ou negativamente sobre uma pessoa fictícia. Aqueles que disseram coisas positivas se sentiram com maior autoestima que aqueles que falaram coisas ruins.
“Fofocas são normalmente vistas como algo ruim. Nossas descobertas sugerem que algumas formas de fofoca, particularmente aquelas nas quais as pessoas elogiam outras, podem ter resultados desejáveis para quem faz, apesar do fofoqueiro não ser geralmente apoiado”, disse Cole em uma publicação para imprensa da Sociedade Britânica de Psicologia. As descobertas foram apresentadas na conferência da entidade no dia 7 de setembro.
Fonte:IG
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo