O deputado federal Eunício Oliveira (PMDB) e a prefeita Luizianne Lins (PT) conversaram, na manhã de ontem e à noite tiveram um encontro com o deputado José Pimentel e o empresário Gaudêncio Lucena. Luizianne é presidente estadual do PT e Lucena substitui Eunício Oliveira na presidência estadual do PMDB.
Ontem, o jornal O Globo, do Rio de Janeiro, publicou uma informação sobre a avaliação do PT nacional em relação à situação dos seus candidatos ao Senado, nas eleições deste ano, dando conta de que o deputado José Pimentel é um dos três nomes do partido que estariam com suas eleições descartadas. Os outros dois são Paulo Paim, no Rio Grande do Sul e Fernando Pimentel, de Minas Gerais.
A nota acrescentava ainda que a dificuldade de Pimentel estava relacionada com o pouco interesse do governador Cid Gomes (PSB). Pimentel e Eunício são os dois candidatos apoiados pelo governador Cid Gomes, embora antes da definição dessas candidaturas todas as manifestações do governador fossem no sentido de que o seu único compromisso, na disputa para o Senado, era com o deputado Eunício Oliveira.
A última pesquisa do Ibope que vai publicada nesta edição, página 6, o candidato Eunício Oliveira subiu oito pontos percentuais e Pimentel seis. Permanecendo Eunício à frente do seu companheiro com quatro pontos percentuais.
Do encontro da manhã entre Eunício e Luizianne também participou o Waldemir Catanho, candidato a primeiro suplente de Eunício e o nome do PT mais próximo da prefeita. A indicação de Catanho para compor a chapa, segundo alguns, foi exatamente para evitar que petistas traíssem o compromisso de votar no candidato do PMDB, embora cada eleitor possa votar, no próximo dia 3 de outubro, em dois nomes para o Senado da República.
Alguns petistas cearenses, nos últimos dias, anunciaram movimentos em favor da campanha de José Pimentel que criaram desconforto para o candidato Eunício Oliveira, embora o discurso dos dois candidatos seja de unidade e de um pedindo votos para o outro.
Reação
Alguns peemedebistas não gostaram da reação petista e também começaram a discutir novas estratégias para conquistar votos, isoladamente, para Eunício Oliveira. Antes mesmo do movimento de ambos os lados, os dois candidatos a senador já estavam em campo conquistando o voto isolado.
Eles próprios faziam questão de divulgar as novas conquistas. A assessoria de Pimentel encaminhou várias correspondências às redações dando conta de prefeitos de outros partidos que estavam anunciando voto para o petista. De outro lado, a assessoria de Eunício também anunciava as adesões de prefeitos de outros partidos à sua eleição.
Em todas as correspondências ficava explícito que os dois candidatos estavam conquistando o segundo voto do eleitor, sendo que o primeiro voto era do senador Tasso Jereissati (PSDB), candidato à reeleição.
A conversa de ontem à noite de Luizianne e Lucena com os candidatos Eunício e Pimentel, consequência do encontro da manhã, entre a prefeita e Eunício, tinha como objetivo aparar arestas, embora todos eles digam que no seio da coligação do governador Cid Gomes não há qualquer dificuldade entre os dois candidatos ao Senado.
O governador Cid Gomes, segundo Eunício e Pimentel, tem feito campanha para os dois, sem qualquer diferença. Os candidatos ao Senado também têm se portado de modo a deixar transparecer que não existe divergência entre eles, embora correligionários de um e de outro deixam muito claro algumas divergências, principalmente em alguns municípios do Interior cearense.
Fonte:Diário do Nordeste
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo