Nenhum deputado federal ou senador cearense aparece na lista dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional de 2010, divulgada neste final de semana pelo portal Congresso em Foco. Para parlamentares, isso não significa que o desempenho dos políticos cearenses é fraco, mas que os “interesses” são diferentes.
Ontem, O POVO trouxe um guia com informações sobre a atuação dos parlamentares cearenses no Congresso Nacional nesta legislatura, informando o modo como os parlamentares tem se posicionado e estipulando alguns critérios para o próprio eleitor avaliar se seu representante têm a atuação desejada. Os critérios do O POVO, contudo, não necessariamente coincidem com os usados pelo Congresso em Foco para formular sua relação de mais influentes.
Em 2010, o Prêmio Congresso em Foco foi dividido em duas etapas. Na primeira, 176 jornalistas que cobrem o Legislativo votaram nos parlamentares que “melhor representaram em 2010 os interesses da população”. Desta votação, saiu uma lista com 31 deputados federais e 10 senadores que, na segunda fase, serão votados pela Internet, no site http://congressoemfoco.uol.com.br. A votação começa hoje e vai até 31 de outubro. Em 22 de novembro, os três deputados e os três senadores mais votados serão premiados com troféus.
Questionado se considera fraco o desempenho dos parlamentares cearense, o deputado federal José Guimarães (PT) minimizou o resultado da votação. “Essa análise tem que ser relativizada”, disse. Para Guimarães, “a bancada (do Ceará) é forte, e tem influência grande” no Congresso Nacional, mas há deputados que se dedicam mais a questões regionais do que às nacionais. Segundo Guimarães, isso é se dá por uma “escolha política” de cada deputado, e garante que, no seu caso, procura “fazer as duas coisas”.
Já o deputado federal do PCdoB, Chico Lopes, atribui o resultado negativo às diferenças de interesses dos parlamentares, e diz desconhecer o que é levado em conta pelo Prêmio Congresso em Foco. “A bancada não é homogênea. Pensa de maneira diferente e tem diferentes interesses. Estou satisfeito com a avaliação que eles fizeram, mas não sei que critérios eles utilizam”, disse. (Bruno Cabral - brunocabral@opovo.com.br
Fonte:O Povo
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo