REDIRECIONAMENTO

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Deputados cearenses buscam novos cargos

A quantidade de deputados estaduais que não retornará a Assembleia Legislativa no próximo ano porque desistiu da reeleição ou está disputando outro cargo chega a 10, o que corresponde a 21,7% do total de parlamentares com mandato no Legislativo cearense, atualmente. Para deputado federal, apenas quatro cearenses desistiram da reeleição para postular a outros cargos. Isso é o que consta da relação de candidatos divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em sua página na internet (www.tse.jus.br).

Essas informações não são definitivas porque vários fatores ainda poderão mudar o quadro de candidaturas, sendo os principais: inclusão de candidatos para o preenchimento de vagas remanescentes; desistências por parte do candidato; e indeferimento do pedido de registro pela Justiça Eleitoral.

O sistema de divulgação de candidaturas do TSE ainda ontem apresentava problemas, mas pesquisa feita pelo Diário do Nordeste identificou que para deputado federal (22 vagas) não pleiteiam a reeleição os deputados: Ciro Gomes (PSB), Leo Alcântara (PR), Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT). Ciro Gomes trocou o domicílio eleitoral, do Ceará para São Paulo, na perspectiva de ser candidato à presidência da República. Como essa candidatura não prosperou, ele não disputará outro cargo. Leo Alcântara desistiu de postular a reeleição para participar da disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa. Os deputados Eunício Oliveira e José Pimentel são candidatos às duas vagas de senador.

Para a Assembleia Legislativa, onde existem 46 vagas a serem preenchidas, chega a 10 o número de deputados que não está na relação de postulantes, divulgada pelo TSE. Os nomes que não constam na relação de candidatos dos seus respectivos partidos são os seguintes: Édson Silva (PSB); Tomás Filho (PSDB); Francisco Caminha (PHS); João Ananias (PCdoB); José Ilo Alves Dantas (PSDB); Júlio César Costa Lima (PSDB); Domingos Filho (PMDB); Marcos Cals (PSDB); Artur Bruno (PT) e Lívia Arruda (PMDB).

Novos cargos

Destes, Marcos Cals é candidato a governador na coligação Por um Ceará Moderno e Forte (PSDB/DEM) e Domingos Filho é candidato a vice-governador na coligação Por um Ceará Melhor para Todos (PRB/PDT/PT/PMDB/PSC/PSB/PCdoB). Os nomes de Júlio César Costa Lima, José Ilo Alves Dantas e Lívia Arruda não constam na relação de candidatos a deputado estadual. Na relação dos candidatos do PMDB consta o nome de Inês Arruda, mãe da deputada Lívia Arruda.

Os outros deputados estaduais não relacionados como postulantes a reeleição estão na lista de candidatos a deputado federal. Este é o caso de Édson Silva, Tomás Filho, Francisco Caminha, João Ananias e Artur Bruno. Se o candidato teve o seu nome escolhido em convenção e o partido não pediu o registro da sua candidatura, ele próprio poderá fazê-la perante a Justiça Eleitoral.

Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo