Marcos Cals é o candidato do PSDB governo do Estado. O anúncio foi feito ontem pelo presidente estadual do partido, Marco Penaforte, após reunião de parlamentares tucanos e aliados no escritório político do senador Tasso Jereissati, em Fortaleza. O ex-presidente da Assembleia Legislativa, Cals, 45 anos, assume a tarefa de enfrentar nas urnas o governador Cid Gomes (PSB), de quem ele foi secretário de Justiça.
Penaforte afirmou que o discurso do agora candidato Cals será centrado na necessidade de um novo ciclo de mudanças no Ceará, tal qual o iniciado por Tasso em 1987. “Nós temos que acabar com a ideia de que governar é fazer obras. É claro que obras são importantes, mas pôr o Estado para funcionar é o principal desafio. A obra é apenas um componente”.
Entre as grandes questões a serem abordadas pelo candidato tucano, na avaliação de Penaforte, está a urgência de reformar a política de segurança pública do Estado. “Nós temos a emergência que é a segurança publica. Hoje, as famílias cearenses estão em pânico. O Ronda do Quarteirão é um programa bonito, mas é apenas um programa. Não substitui uma política efetiva de segurança pública”.
Segundo o presidente do tucanato cearense, a reunião de ontem foi necessária para que o partido formasse unidade em torno de Cals, visto que muitos tucanos torciam pela candidatura de Tasso ao governo. “Mas o senador, por uma questão de pudor ético, não quer ser governador pela quarta vez”. O destino de Tasso deverá ser mesmo a candidatura à reeleição ao Senado Federal.
Além de fortalecer o palanque do candidato tucano à Presidência da República, o ex-governador de São Paulo, José Serra, no Ceará, a candidatura tucana, na visão de Penaforte, afasta a ameaça de vitória sem disputa de Cid, que “poderia gerar uma oligarquia perigosíssima”. Ele citou o PT ao explicar o comportamento da bancada tucana na Assembleia ante o governo estadual. “O PSDB nunca foi oposição radical em lugar nenhum do Brasil. Nunca fizemos oposição irresponsável e sectária como o PT fez aos nossos governos. O PSDB continuará a ter uma posição elegante, não mais acordo automático com o governo estadual”, disse o presidente estadual tucano.
Twitter
o microblog de mensagens instantâneas na internet – Cals comentou que “Tasso acelerou a eleição, lançando meu nome como candidato do partido ao governo do Estado”. Durante todo o dia, o Jornal O Estado tentou entrar em contato com Cals, mas as ligações não foram retornadas. A assessoria de comunicação do deputado informou que o candidato não se pronunciará a respeito de sua indicação pelo partido.
O ex-presidente da Assembleia não estava no encontro que referendou o seu nome como candidato tucano ao governo do Estado. Na reunião, estavam presentes representantes da bancada estadual e federal tucana, além de prefeitos do interior do Estado aliados a Tasso. As informações dão conta de que 90% das lideranças partidárias presentes à reunião decidiram pelo nome de Cals.
Fonte:Jornal O Estado
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo