O líder do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado João Jaime, subiu ontem à tribuna para reafirmar que o anúncio feito pelo partido, na última terça-feira, lançando a pré-candidatura do deputado Marcos Cals ao governo do Estado é a opção de mudança apontada pelo tucanato.
“O PSDB oferece uma oportunidade, uma opção para valer, homem de respeito. Faremos uma campanha de alto nível de propostas”, garantiu o deputado. Conforme o parlamentar, a escolha de Cals, apoiada por mais de 90% das lideranças partidárias e após inúmeras reuniões tanto no interior quanto na Capital, representa a decisão de continuar a política mudancista iniciada na gestão do ex-governador Tasso Jereissati, atualmente senador, o responsável, segundo ele, pela evolução dos setores econômicos do Ceará, além da industrialização do interior cearense.
“Hoje, os municípios tem uma economia modificada e melhor”, disse o peessedebista em referência à herança deixada por Tasso, acrescentando que faz muitos anos que uma indústria não se instala no Estado. Além disso, João Jaime criticou a perda do estaleiro Promar Ceará e, principalmente, a refinaria para o estado de Pernambuco, acrescentando que, nos últimos anos, somente em governos do PSDB é que os grandes empreendimentos foram implantados, como o Aeroporto Internacional Pinto Martins, o Porto do Pecém, além do início das obras do açude Castanhão.
O vice-presidente da Casa, deputado Gony Arruda (PSDB), afirmou que “Marcos Cals tem um estilo inspirador de fazer política”. Sobre a questão de ter sido secretário do governo Cid Gomes (PSB), o deputado Fernando Hugo (PSDB) disse ser uma “bestialidade”, lembrando que o deputado Mauro Filho (PSB) foi secretário de administração do ex-governador Lúcio Alcântara, e, no entanto, hoje participa das políticas do governo Cid.
Interior
Cirilo Pimenta (PSDB), em aparte, afirmou que a pré-candidatura de Marcos Cals é uma cobrança da população cearense. Para ele, essa candidatura representa uma alternativa para os projetos do atual governo, que, em sua opinião, trouxe prejuízos para o setor terciário, principalmente durante a crise financeira mundial, no ano passado, quando o governo suspendeu os incentivos fiscais às fábricas no interior do Estado. “Isso trouxe uma desestruturação de um projeto já montado”, alegou o tucano, acrescentando que vinha tentando alertar o problema. “Enquanto a economia do Estado cresce, no interior está em declínio”, reiterou o deputado, assegurando que o governo está indiferente aos problemas no interior.
Diante dessas afirmações, o líder do governo na Casa, deputado Nelson Martins (PT), solicitou a manutenção do debate de alto nível, pois o governador Cid Gomes tem desempenhado todos os compromissos de campanha. Já de acordo com o deputado Welligton Landim (PSB), o governo Cid Gomes tem priorizado o interior do Estado, ressaltando que somente na gestão do ex-governador Adauto Bezerra havia se visto outro investimento semelhante.
Inácio
Para o senador Inácio Arruda (PCdoB), o lançamento da candidatura do tucano para disputar o governo do Estado, nas eleições de outubro próximo, foi uma boa ideia do PSDB, já que, para o comunista, o Brasil vive uma plena democracia que dá liberdade a todos os brasileiros e partidos de participarem do pleito eleitoral. “Era estranho que o PSDB, o maior partido do Ceará, não tivesse candidato à chefia do Palácio Iracema, porque o partido tem liderança forte tanto a nível local como nacional”, analisa o senador. O parlamentar reconhece que o partido tem muitos nomes, como Tasso Jereissati, Beto Studart, Cirilo Pimenta e Luiz Pontes.
No entanto, Arruda reconhece que a candidatura mais forte que se apresenta até o momento é a de Cid Gomes, que postula a reeleição. “O governador Cid fez uma grande gestão, é muito respeitado em todo o Estado e o que a natureza manda é que ele seja reeleito por mais quatro anos”, arrisca o senador.
O que Arruda não escondeu é que a candidatura do PSDB dificultará a reeleição de Cid, todavia, ele apresentou a solução para que tudo possa dar certo: a coligação que apoia o governador tem que desenvolver uma campanha política bem feita para que não haja surpresas quanto ao resultado do sufrágio.
Fonte:Jornal O Estado
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo