Antonio Quixadá Dias, o Totonho é um homem simples, amigo, nascido numa fazenda em Nova Russas, tendo de lá saído para estudar e morar em Fortaleza, onde formou-se em educação física, jogou futsal nas categorias de base do Clube América e fez carreira na área militar.
Diversas vezes campeão brasileiro como técnico e atleta, Totonho construiu uma carreira de sucesso, comandou grandes clubes como o Internacional de Porto Alegre, quando foi campeão sulamericano, além de ter atuado também na Seleção Brasileira Sub20.
Sua ligação com Quixeramobim vem de décadas, através dos amigos aqui conquistados. Totonho é um cearense de alma leve, que coleciona amizades por onde passa, um cidadão do mundo, um homem com um ideal.
Recentemente Totonho concedeu entrevista ao Sistema Maior de Comunicação, onde falou da carreira, da família, dos amigos e do desafio de comandar a equipe de Futsal de Quixeramobim, dizendo-se feliz por poder estar nessa terra que aprendeu a amar. Sua única tristeza, diz ele, foi não ter tido condições de colocar a equipe local entre as quatro primeiras do campeonato cearense e dessa forma ultrapassar os limites das quadras, desenvolvendo um sonhado trabalho social, que englobava principalmente a formação do jovem através da prática do esporte.
O município, segundo Totonho, tem muita gente talentosa, pessoas que tem qualificação e vontade de fazer a coisa acontecer, mas na contramão estão ainda interesses particulares, uma rede de fofocas e intrigas que não levam a nada.
A sinceridade de Totonho mostra um homem que se pauta nos princípios éticos, que mantém uma conduta reta, digna e sobretudo, baseada no respeito o próximo e no engrandecimento da coletividade.
Não sentimos em suas palavras qualquer resquício de mágoa, mas sim um tom de decepção derivada das disputas internas e interferências na realização do trabalho que o trouxe de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina, onde mora, para o semi-árido nordestino, o coração do ceará.
Pessoas como Totonho a gente não encontra em qualquer esquina. É um homem valoroso, profissional reconhecido em todo o país e além-fronteiras. Seu trabalho está acima das picuinhas que cercam o poder, não se apequena no jogo de egos que muitas vezes engessa o desenvolvimento de projetos que poderiam ter um impacto extremamente positivo na sociedade.
A meritocracia, a capacidade e o conhecimento não podem ser deixados de lado, mas infelizmente relatos como o de Totonho são comuns num universo onde conveniências se sobrepõem a objetivos maiores. Como ele, muitos outros homens e mulheres poderiam dar significativas contribuições para a sociedade, desde que não questionassem, não discordassem, e se possível, se submetessem aos caprichos daqueles que detém alguma espécie de poder, que estão numa posição hierarquicamente superior.
Enquanto isso, perdem-se nos discursos muitas idéias que se concretizadas fossem com certeza ganharia a sociedade, tão carente de iniciativas despretensiosas e verdadeiras, tão carente de um tratamento mais respeitoso, por parte de quem tem o poder-dever de agir.
(Fonte: Jornalismo do Sistema Maior de Comunicação)
REDIRECIONAMENTO
terça-feira, 15 de setembro de 2009
Um homem, um ideal e muitos desafios
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo