O consenso alcançado pela prefeita Luizianne Lins (PT) em torno de seu nome para presidir o diretório estadual do partido, no Ceará, ainda não foi assimilado pelo atual presidente, Ilário Marques. Ontem, em entrevistas concedidas a estações de rádio, ele afirmou que "forjaram uma união em torno de Luizianne", embora acrescentasse que votaria nela para sucedê-lo. Para outros petistas, o entendimento para evitar disputa pela presidência do partido é uma demonstração de "amadurecimento do PT".As principais lideranças da agremiação, a começar pelo deputado José Guimarães, líder da tendência que reúne o maior número de eleitores; o ministro José Pimentel, o vice-governador Professor Pinheiro, e outros fecharam com Luizianne. Ontem à noite, além da prefeita e de Maria José Chaves, foram registradas sete chapas para a disputa dos demais cargos.
Para o deputado Artur Bruno (PT), o Partido dos Trabalhadores "amadureceu muito nas disputas internas" e por isso um consenso em torno do nome de Luizianne foi alcançado de forma tão rápida.
O deputado disse que Luizianne possui "força política" para estar à frente da executiva estadual porque consegue dialogar com os líderes de todas as instâncias. "E nós precisamos de um presidente estadual que possa discutir com os dirigentes, com os membros nacionais e estaduais", ressaltou Artur Bruno.
Prejuízo
O deputado Dedé Teixeira, também citou o "amadurecimento do partido" como o principal motivo para que o consenso fosse alcançado. "Disputar por disputar tem dado mais prejuízo ao PT", destacou o parlamentar.
O petista disse que sua legenda necessita de uma representatividade maior, para que o diálogo com o Interior possa crescer mais. "O PT vai completar 30 anos e precisa de uma unidade".
De acordo com o líder da prefeita na Câmara, vereador Acrísio Sena (PT), a "dinâmica" do partido diante do "amadurecimento" teve como resultado o consenso para a candidatura de Luizianne.
Para Acrísio Sena, o nome de Luizianne Lins no comando do PT estadual vai dar "mais força" à legenda. "E dessa forma o partido vai ficar mais unificado para eleger os nomes propostos para a aliança de 2010", afirmou o líder.
Fortalecimento
Os petistas também são unânimes ao afirmarem que o partido vai enfrentar uma eleição difícil no próximo ano e por isso não pode perder tempo com disputas internas, como geralmente ocorre durante a escolha dos membros do diretório estadual.
O deputado Artur Bruno admitiu que seu partido "precisa se fortalecer" para enfrentar as eleições de 2010. Por isso, o petista garantiu que o diretório estadual vai eleger como os demais membros pessoas com "densidade política" como a prefeita. "Serão todos escolhidos a dedo", adiantou.
Segundo Dedé Teixeira (PT), sua sigla vai precisar de "unidade" para enfrentar o próximo pleito, que para ele vai ser o "mais importante ds história do partido" e por isso a sigla deixou de lado os projetos pessoais para se empenhar em torno das candidaturas e alianças para a eleição de 2010.
Os acordos para a escolha do nome da prefeita deixou de lado a apresentação de projetos maiores dentro do partido, fora as eleições de 2010.
A deputada Rachel Marques (PT), esposa do atual presidente estadual do partido, Ilário Marques, que desistiu de lançar sua candidatura, disse que Luizianne vai buscar a revitalização da legenda, assim como fez Ilário. "Pode não ter sido colocado [um projeto], mas acredito que Luizianne vai seguir a mesma linha de Ilário", pontuou Rachel. Ilário diz que vai continuar trabalhando a independência do PT, embora aliado pela reeleição do governador Cid Gomes em 2010.
(Fonte: Jornal Diário do Nordeste)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo