.jpg)
A cidade de Quixeramobim foi palco nesta segunda, 04 de agosto, de uma homenagem a Luís Gonzaga, o Rei do Baião, em virtude dos vinte anos de sua morte. A programação idealizada pelo Fã Clube Viva o Rei, teve como ponto alto a Missa dos Sanfoneiros, celebrada na Igreja Matriz de Santo Antonio, com a participação de vários sanfoneiros da região. Sanfona no peito, saudade na alma, os músicos lotaram a Igreja Matriz de Santo Antonio, num tibuto àquele que tanto fez pela música e a cultura nordestina.
“A Semana do Gonzagão”, nome do evento promovido pelo Fã Clube Viva o Rei, com o apoio da Fundação Canudos compreende uma série de eventos que acontecerão até sábado, dia 08, envolvendo a comunidade local na homeagem ao grande sanforneiro. Programas de rádio, exibição de vídeos, mostra fotográfica, palestras nas escolas, dentre outras ações visam perpetuar a memória do pernambucano que virou Rei na arte de cantar o jeito de ser nordestino.
O pesquisador José Marcelo Leal Barbosa, autor do livro "Luiz Gonzaga, suas canções e seguidores" percorrerá a rede escolar do município proferindo palestas sobre a vida e a arte de Luís Gonzaga, como forma de despertar, principalmente no público jovem, o interesse pela História do Rei do Baião.
A paixão pelo ícone nordestino não tem idade. O pequeno sanfoneiro Joaquim Manuel, de apenas 3 anos é prova disso. A famosa canção “Asa Branca” é a sua preferida. Com sua pequena sanfona, o garoto mostra desenvoltura ao lado de sanfoneiros experientes que compareceram a missa celebrada na Igreja Matriz, emocionando até mesmo o sacerdote Padre Adauto que afirmou ser aquele o dia mais feliz de sua vida, desde a ordenação. Após essa declaração as palmas e os acordes da sanfona ecoaram no Sertão Central do Ceará. A cerimônia religiosa foi finalizada com a performance dos sanfoneiros no clássico Hora do Adeus, que arrastou a multidão em cortejo até a Praça Nossa Senhora de Fátima, no marco geográfico do centro do Estado, após a celebração para cantar e dançar o bom, velho e autêntico forró pé-de-serra.
A iniciativa do Fã Clube mostra que a cultura sertaneja, sobretudo a sua música resistem cada vez mais vivas aos modismos musicais criados pela mídia. A sanfona, o chapéu e o gibão de Luís Gonzaga, assim como seu canto às vezes triste, mas permeado de esperança vão passando de geração a geração, conquistando mais adeptos, num reinado que se perpetua através dos tempos, desnudando a alma nordestina e a bravura desse povo que não resiste ao toque da sanfona e ao chiado do chinelo, sons que vão encerrar a programação do evento, neste sábado, a partir das 21h, na AABB de Quixeramobim.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo