As lembranças da história de Quixeramobim não ficarão somente na memória dos antigos moradores e pesquisadores. Alunos de várias escolas públicas do município também terão a oportunidade de conhecer os fatos, os personagens do desenvolvimento da cidade e saber os fatores que motivaram a emancipação do município, concretizada há 153 anos. Para explicar estes fatos, a escritora e jornalista Graça Braga ministra uma série de palestras nas escolas públicas do município e conta, ao público infanto-juvenil, as várias faces de uma mesma história. O tema do encontro será "A História da criação de Quixeramobim".Para o embasamento, a escritora utiliza o seu mais recente livro bilíngue, traduzido para o Espanhol, "Absolvição de Marica Lessa", em que conta o julgamento errôneo de uma mulher que foi condenada por ter matado o esposo. "Comprovei, mesmo depois de 150 anos, que Marica Lessa era inocente e a justiça da época não levou em consideração muitos fatos. Analisei e depois escrevi o livro, que muda completamente uma parte da história da cidade de Quixeramobim", diz.
E é com esta prerrogativa que Graça Braga revive o que ela escreveu e compartilha o conhecimento com os novos cidadãos do município, para que eles cresçam sabendo a verdadeira história da cidade. "O livro é resultado de quatro anos de pesquisa, de muita leitura e tratei de por uma versão feminina na obra, como um resgate para a época".
E completa, argumentando que "a história escrita por Manoel de Oliveira Paiva contava que Marica Lessa era acusada de ter matado o esposo. Mas foi, na verdade, Maria Joaquina e o escravo Fusset".
A escritora e jornalista Graça Braga é pós-graduada pela Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos. Natural de Quixeramobim, a escritora já recebeu, da Imprensa Oficial do Ceará, o título de "A princesa das poetisas cearenses". Além deste livro,Graça Braga também escreveu "Acúleo", "Nudez do acaso", "De Vênus a Asthar", "Olhos do Ventre", "Semideuses da terra do sol", "Entre a Divindade e os Homens", ensaio sobre o misticismo no Ceará, em parceria com o pesquisador General Góes de Campos Barros, sobre o Caldeirão.
A programação em alusão aos 153 anos de Quixeramobim inclui reinauguração de programas sociais de combate ao trabalho infantil e de informatização de alunos, inauguração de escolas e de laboratório de manipulação, solenidades para assinatura da ordem de serviço para a construção de habitações populares, alvorada, apresentações culturais, além da pesagem do maior queijo do mundo.
FIQUE POR DENTRO
Escritora faz poema em homenagem à terra natal
A escritora Graça Braga escreveu o poema "Rumo a Quixeramobim", para homenagear sua terra natal em forma de arte. Confira trecho: "Alguém me disse.../Sussurrando ao meu ouvido,/Às margens de um longo rio, nasce uma cidade,/ De nome Quixeramobim,/ De onde vem essa brisa.../ Que o vento sopra do longínquo rumo norte?/ Vem tão forte... parece tocar somente a mim.../Alguém me disse.../ Que o seu nome é Quixeramobim./Eis o ar limpo que cura o frágil homem, Necessitado de pulmões. Tens a história mais rica de todo o sertão do meu Ceará./Ouvir tuas histórias?... Que maravilha!/ Tristes ou alegres, verídicas ou fantasiosas.../Elas são do meu Quixeramobim!/Agora, por momento pareço estar distante./Escuto vozes de cada filho teu./Enumerá-los? Parece impossível!/ Mas o meu cérebro registra um a um./Iguais aos sonhos que sonhei por ti./Como os eternos personagens.../ Às vezes chego a vivê-los, cada um distintamente dentro de mim./É gente do meu Quixeramobim!/ (...)
Mais informações
Escritora Graça Braga
escritora@gracabraga.com.br
www.gracabraga.com.br
(Fonte: Jornal Diário do Nordeste)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo