REDIRECIONAMENTO

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Ceará confirma 18 casos de gripe H3N2 só em dezembro

Uma nota informativa publicada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa-CE), nesta quinta-feira (16), aponta que o estado já confirmou a existência de 18 casos de Influenza A H3N2, dos 19 de gripe identificados apenas em dezembro. A doença vem provocando surtos em estados do Brasil e aumentando a busca da população por atendimento para sintomas gripais.

"O Ceará identificou 18 amostras positivas em Fortaleza. Por conta disso, estamos emitindo uma nota informativa a todos os profissionais. Em caso das pessoas terem sintomas gripais, que incluem febre e mais um sintoma, calafrio, tosse e dor na garganta, então desconfie que pode ser Covid, que ainda está circulando no Ceará em menor quantidade, ou pode ser influenza A. Importante fazer a testagem, o teste que acontece da mesma forma que acontece para Covid", informou a secretária executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde, Ricristhi Gonçalves.

Até o momento, sete estados do Brasil já confirmaram surtos de Influenza A H3N2. O Rio de Janeiro contabilizou mais de 23 mil casos, enquanto a Bahia registrou, nesta quarta-feira (15), a primeira morte pela doença. Em São Paulo, hospitais já têm recebido mais pacientes com sintomas gripais.

Apesar de a cobertura vacinal de Influenza A H3N2 ter sido a menor no Ceará em 23 anos, o que vem causando surtos no Rio de Janeiro e em São Paulo, conforme especialistas, é uma variante que não é coberta pelo imunizante da Campanha Nacional de Imunização feita neste ano. (Do G1-CE)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo