REDIRECIONAMENTO

terça-feira, 19 de outubro de 2021

Suspeito de extorsão a religioso em Quixadá se passava por traficante para extorquir familiares de dependentes químicos

Dando continuidade às investigações relacionadas à extorsão contra uma autoridade religiosa na cidade de Quixadá, no Sertão Central, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) identificou que o homem de 30 anos, investigado como o autor da extorsão, também é suspeito de praticar crime semelhante tendo como vítimas, os familiares de pacientes que eram atendidos em uma clínica de reabilitação para dependentes químicos, no bairro Lagoa Redonda, em Fortaleza.

No desdobramento da Operação “Manus Dei”, que significa “Mãos de Deus”, conduzida pela Delegacia Regional de Quixadá, os policiais civis descobriram que Fernando Araújo Bastos (30) também praticou extorsões a outras vítimas, desta vez, familiares dos pacientes atendidos em uma clínica particular, onde o suspeito trabalhou durante seis anos, como gerente de tratamento. “Os pacientes acolhidos são de famílias com boas condições financeiras. Ele sabia disso e era obstinado, enérgico, na cobrança às vítimas, fingindo ser um traficante que cobrava dívidas relacionadas ao tráfico de drogas. Caso os valores não fossem pagos, o homem afirmava que os pacientes seriam mortos”, detalha o delegado Marcos Renato, da Delegacia Regional de Quixadá, um dos responsáveis pela investigação.

Conforme a investigação, as extorsões foram iniciadas quando ele ocupava o cargo. Demitido da instituição, ele teria permanecido com os contatos dos familiares no celular pessoal e teria potencializado a prática, em represália pela saída do local. Duas vítimas que fizeram o pagamento já foram identificadas pela PC-CE. As ameaças eram cometidas por meio de textos enviados por aplicativo de mensagens instantânea e rede social.

Na última sexta-feira, 15, Fernando Araújo foi preso temporariamente pela Polícia Civil do Ceará, em uma residência no bairro Lagoa Redonda. A unidade policial já solicitou a prorrogação da prisão do suspeito. Na ocasião, os policiais apreenderam dois notebooks, dois celulares com chips, um HD externo, um roteador e quatro pen-drives. O material passa por perícia técnica. As investigações são mantidas, no sentido de identificar outras vítimas, bem como outros possíveis crimes cometidos pelo suspeito.

Ameaça a autoridade religiosa

O homem é suspeito de extorquir, por meio de mensagens em um aplicativo de mensagens, uma autoridade religiosa da cidade de Quixadá. A investigação foi iniciada em 31 de agosto de 2021, após denúncias sobre um crime de extorsão, que ocorria desde 22 de agosto. Fernando Araújo ameaçava divulgar fotos e vídeos íntimos de um suposto padre da cidade, que seria próximo à vítima.

Repórter Ceará (Foto: Divulgação/SSPDS)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo