REDIRECIONAMENTO

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Projeto lança programação no Dia Internacional para a eliminação da Violência contra a Mulher com formações gratuitas para os 21 dias de ativismo contra a violência

Uma ação voltada ao enfrentamento à violência contra a mulher, num diálogo aberto com a comunidade e os Conselhos de Mulheres de 14 municípios do Ceará!

O Projeto Contexto, lança no próximo dia 25 de novembro, data em que é comemorado o Dia Internacional para a eliminação da Violência contra a Mulher, uma série de formações gratuitas, como parte da Campanha “Mulher sua voz empodera! Grite!”, tendo como primeiro tema o “Ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”, com mediação da ativista Beth Ferreira, que é educadora popular feminista, militante do Fórum Cearense de Mulheres (FCM) e membro da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB). A programação segue até dia 10 de dezembro, com atividades diversas sendo realizadas com inscrições abertas para o público.

O diálogo será promovido de forma online, buscando alcançar e mobilizar participação em diferentes regiões do Estado, com presença confirmada de representantes dos Conselhos de Mulheres dos Municípios de Quixeramobim, Boa Viagem, Deputado Irapuan Pinheiro, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Crateús, Ipaporanga, Ipueiras, Monselhor Tabosa, Nova Russas, Poranga, Tamboril e Tauá.

Entre as ações previstas para serem realizadas nesses 21 dias de ativismo contra a violência, estão programadas formações ressaltando temas como Feminicídio e estratégias de luta pela vida das mulheres, Participação política das mulheres, a Lei Maria da Penha e os instrumentos de proteção às mulheres, além da temática sobre Masculinidades e homens pelo fim da violência.

De acordo com a técnica do Instituto Maria da Penha, Rose Marques, uma das coordenadoras da ação, a proposta faz parte de uma ação continuada que vem sendo mobilizada de forma constante nas atividades promovidas nas escolas, sempre ressaltando a importância de debater o direito das mulheres dentro do contexto escolar e de forma interdisciplinar. “A proposta é criar espaços virtuais acolhedores e formativos para conselheiras de mulheres e pessoas interessadas nas temáticas, além de fortalecer uma grande ciranda pelos direitos das mulheres no sertão”, ressalta.

A iniciativa é uma realização da Plataforma Educação Marco Zero, através do Projeto Contexto, que conta com apoio de fundos da Otto per Mille da Chiesa Valdese e cofinanciamento da União Europeia. Num modelo de mobilização coletiva em prol dos direitos das mulheres e da educação emancipatória nas escolas do Ceará, a plataforma reúne sete Organizações da Sociedade Civil (OSC), são elas: We World Brasil, Instituto Maria da Penha, Esplar, Cáritas Diocesana de Crateús, Pastoral do Menor Regional 1, EFA Dom Fragoso e ACACE. (Da Ascom)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo