REDIRECIONAMENTO

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

STF decide extraditar ex-guerrilheiro das Farc preso no Ceará para os Estados Unidos

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu extraditar o colombiano Guillermo Amaya Ñungo, ex-guerrilheiro das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), para os Estados Unidos da América, após um ano preso no prédio da Polícia Federal (PF) em Fortaleza. Nos EUA, ele responde por tráfico internacional de drogas e organização criminosa.

Guillermo, conhecido como 'El Patrón', foi abordado e detido pela PF no Bairro Messejana, no momento em que ia buscar uma filha na escola, e não esboçou reação, na tarde de 17 de setembro de 2019. A defesa do colombiano nega que ele cometeu crimes e afirma que mandado de prisão norte-americano tem motivação 'política'.

A Segunda Turma do STF, composta pelos ministros Edson Fachin (relator), Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes, decidiu pela extradição por unanimidade, na última segunda-feira (14).

No voto, Fachin garantiu que os Estados Unidos se comprometeram, por via diplomática, em não condenar o colombiano a mais de 30 anos de prisão e a reduzir da pena o período em que ele esteve preso no Brasil. (Do G1-CE)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo