REDIRECIONAMENTO

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Ceará passa de mil focos de incêndio no ano e agrava falta de alimento e água para animais

“Todo dia estou indo levar água, caju, banana e mamão para eles.” O relato é do comerciante Edval Soares, que nos últimos dias passou a alimentar cerca de 50 macacos silvestres que fugiram do fogo que consumiu 500 hectares da Serra do Graiado, na zona rural de Várzea Alegre, no Ceará.

Além de devastar a mata nativa, o incêndio consumiu a fonte de alimentação de diversas espécies que habitam a localidade. Neste ano, até 8 de outubro, o Ceará sofreu 1.028 queimadas e incêndios, mais que o total do ano passado, o que agrava a situação dos animais.

O chefe da Divisão Técnico-Ambiental do Ibama no Ceará, Muller Holanda, explica que em meio a um incêndio florestal os animais têm poucas opções. Eles podem tentar se esconder ou se deslocar fugindo das chamas.

Nessa corrida pela sobrevivência muitos acabam morrendo, seja pelas chamas, pelo calor do fogo ou por inalação de fumaça. Os que conseguem fugir do perímetro das queimadas inicia uma nova batalha: a busca por alimento e água. (Do G1-CE)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo