Algumas evidências apontam que tanto o período de campanha quanto a própria eleição serviram como um verdadeiro ensaio para a disputa eleitoral do próximo ano.
A primeira dessas evidências está diretamente relacionada com os números da votação. Ainda que o voto não seja obrigatório, este ano houve um aumento de mais de 26% no número de votantes em comparação com 2015. Isso diz muito sobre a disposição popular em exercer seu direito de escolha e aponta que em 2020 deveremos ter menos ausência nas urnas.
A segunda evidência aponta para a pulverização dos votos. Apesar de em 2015 o número de eleitores ter sido menor e o número de candidatos ser o mesmo, todos cinco eleitos receberam mais de 1300 votos. Já este ano, somente a primeira colocada obteve mais que mil votos, mas ainda sim, não conseguiu chegar à casa dos 1300. Isso indica que no próximo ano, a depender do número de candidatos, os votos tenderão a ser menos concentrados do que já foram no passado.
A terceira evidência aponta para a continuidade das práticas ilícitas e imorais que permeiam as eleições por aqui. Compra de votos, boca de urna, aluguel de carros para transportar eleitores, cabos eleitorais trabalhando como mesários… tudo isso se viu com maior ou menor intensidade, principalmente na zona rural do município. E ao que tudo indica, em 2020 não será diferente!
A quarta e última evidência revela a força de alguns grupos políticos, que fizeram com que alguns aliados conseguissem os primeiros lugares nessa disputa pelo Conselho Tutelar, o que em muito poderá favorecer esses grupos na corrida eleitoral que se aproxima.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo