REDIRECIONAMENTO

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

São Paulo comemora 465 anos

Maior cidade de Brasil, São Paulo completa 465 anos hoje, 25, data em que foi fundado o colégio jesuíta que deu origem à metrópole. Atualmente, vivem na capital paulista 12,2 milhões de pessoas e 21,6 milhões em toda a região metropolitana, uma das maiores do mundo.

Em sua imensidão, a capital paulista ostenta milhares de arranhas-céus, que reúnem outros milhares de escritórios e sedes de multinacionais ao longo da Marginal do Rio Pinheiros ou na Avenida Paulista. Mas também guarda três aldeias indígenas em seus extremos – Parelheiros e Pico do Jaraguá – em meio à enorme mancha urbana. Maior centro financeiro do país, São Paulo conquistou o título com a ajuda dos migrantes: nordestinos, que vieram trabalhar nos complexos industriais e na construção civil; italianos, atraídos pela produção de café; além dos japoneses. Migrantes de várias regiões do Brasil e do mundo que vieram ao longo de ondas durante o século 20 e foram fundamentais para a formação da identidade que a cidade exibe hoje.

A capital também é referência cultural no país e no mundo. Um desses símbolos é o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, idealizado pelo empresário paraibano Assis Chateaubriand e projetado pela ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, em estilo modernista.

No aniversário da capital, o paulistano poderá aproveitar toda a efervescência que a cidade oferece.

Do Repórter Ceará – Agência Brasil

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo