REDIRECIONAMENTO

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

“É humanamente impossível dividi-los por facções”, diz titular da Secretaria de Justiça sobre separação de presos em cadeias públicas cearenses

A secretária da Justiça do Ceará, Socorro França, afirmou, em entrevista concedida ao Fantástico, que é “humanamente impossível” dividir os presos nas cadeias por facções.

Conforme a titular da pasta, “há uma discussão muito grande sobre a separação dessas facções. Alguns entendem que deixando-as juntas elas, obviamente, fariam o que fizeram em Itapajé. Outros entendem que, separando-as, nós estaríamos fortalecendo-as”.

Ao todo, o Ceará conta com 132 cadeias públicas municipais e 16 grandes presídios, que juntos abrigam mais de 28 mil presos com excedente de 140% da capacidade.

Segundo o delegado de Itapajé, André Firmino, a superlotação e a convivência de membros de facções rivais no mesmo espaço físico são fatores que influenciam os conflitos. Vale ressaltar que, no último dia 29 de janeiro, um confronto entre membros de facções rivais, dentro da Cadeia Pública Municipal, resultou na morte de 10 presos e oito feridos.

“Nas grandes unidades prisionais onde nós temos, em média, 2 mil internos – por conta da superlotação – a gente consegue fazer essa separação em alas. O Estado não tem mãos longas para dizer que a cadeia de Itapajé vai receber presos da facção ‘x’ e a de Sobral, somente os da outra facção”, ressaltou Socorro. (Do Repórter Ceará com informações do G1-CE - Foto: Reprodução/Rede Globo)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo