REDIRECIONAMENTO

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Apesar das chuvas volume dos açudes de Quixeramobim permanece inalterado; Outros reservatórios da região têm recarga mínima

As recentes chuvas que banharam o município de Quixeramobim não foram suficientes para que dois dos principais reservatórios do município, a Barragem e o Fogareiro, armazenassem volumes consideráveis de água. Ambos continuam com 0% da sua capacidade, conforme a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (COGERH).

Desta terça-feira, 05, até a manhã de hoje, 06, o posto de coleta da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), localizado na Barragem de Quixeramobim, registrou 59.4 milímetros, a maior chuva do Estado nesse intervalo. Mesmo assim, o reservatório só conseguiu acumular uma modesta poça de água.

Alguns açudes da região conseguiram obter uma pequena recarga de água. O açude Banabuiú, por exemplo, fechou o mês de março com 0,47 %. Hoje, 06, apresentou 0,52% do seu volume de água.

O Açude Patú, em Senador Pompeu, estava com 7,14% no dia 30 de março e hoje apresentou um volume de 7,17%. Outro reservatório que tem se mantido de certa forma estável nos últimos dias, devido às precipitações, é o açude Pedras Brancas, em Quixadá, que fechou março com 12,16% e hoje apresenta 12,23%.

Já o Vieirão, em Boa Viagem, a situação ainda é bastante crítica, tendo se agravado. O Açude estava com 0,02% no dia 30 e hoje está com 0,01%. Ainda conforme dados oficiais, no Ceará apenas três açudes estão sangrando: o Caldeirões, em Saboeiro, na Região do Alto Jaguaribe, e dois em Itapipoca, o Gameleira e Quandú, no Litoral Cearense.

Outros sete reservatórios estão acima de 30% da sua capacidade. Destes, nenhum é da região do Sertão Central. O restante dos açudes monitorados pela COGERH, um total de 121, estão abaixo de 30%. Nesta categoria se incluem todos os açudes da região.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo