O programa Repórter Ceará, da Rádio Campo Maior AM 840, entrevistou nesta sexta-feira, 05, o vereador de Fortaleza, Ronivaldo Maia (PT). Natural de Tabuleiro do Norte, o parlamentar relatou que a vida no campo colaborou de maneira significativa para o seu desenvolvimento pessoal e político. “De alguma maneira nós somos resultados do nosso projeto de vida”, disse.
A identificação com os movimentos populares é uma marca da trajetória política de Ronivaldo Maia. O parlamentar começou sua vida política em 1984, engajando-se na Pastoral da Juventude do Meio Popular e nas Comunidades Eclesiais de Base, em Fortaleza. Em outubro de 2008 foi eleito para o seu primeiro mandato como vereador na capital cearense.
Luizianne Lins
Perguntado sobre seu relacionamento político com a ex-prefeita de Fortaleza e deputada federal eleita,Luizianne Lins, o vereador respondeu que apesar das divergências, têm profunda admiração pela mesma: “Podem dizer tudo dela, mas tem que respeitar a figura de liderança de Luiziane Lins. Tenho certeza que ela irá fazer um grande mandato, e quero frisar o meu orgulho de por ela ter sido convidado em 2004, quando a mesma se tornou prefeita da capital, para presidir a Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização de Fortaleza (EMLURB)”.
Legislatura
Para Ronivaldo Maia, “representar pessoas é uma tarefa das mais nobres, não é qualquer tarefa. O representante tem que ter noção da responsabilidade que a ele é dada. O segredo de fazer um bom mandato é conversar com as pessoas, é construir no mandato uma liderança participativa. Através de um debate, novas ideias surgem. A tarefa de um parlamentar é acompanhar o legislativo, fiscalizar os programas, e outra é legislar”, disse.
Dinheiro Público
Sobre a aplicação dos recursos públicos o vereador ressaltou: “Quem executa é o prefeito. Nós vereadores temos o dever de acompanhar essa execução, ajustar se for necessário. Não é papel do vereador fazer calçamento, não é papel do vereador executar uma obra. Temos que acompanhar a obra, para que a mesma seja transparente. Esse é o papel do vereador”, declarou.
Prefeito Roberto Cláudio e a Reforma Administrativa
Crítico da reforma administrativa enviada para a Câmara Municipal de Fortaleza pelo prefeito Roberto Cláudio, Ronivaldo enfatizou: “É muito legítimo fazer ajustes em qualquer máquina pública que se administra. No caso, o prefeito Roberto Cláudio pode e deve propor uma intervenção. Eu me coloquei contrário a essa reforma porque em dois anos de governo essa já é a terceira realizada. Entendo, portanto, que a primeira, em 2013, já teve esse papel e não seriam necessárias outras. Três reformas que ele propôs em menos de dois anos, e com esse aumento, o valor dos cargos comissionados passaram a 40% a mais que o valor da primeira reforma. Por essa razão, eu não tenho dúvidas que esse projeto precisa ser bem debatido. O que me indigna é o fato dessa reforma chegar há exatas seis semanas para o término das sessões no plenário. É realmente de mau gosto, eu diria que não está bem intencionado, porque se tivesse teria mais tempo para essa reforma ser debatida” afirmou.
O petista falou ainda do impacto que a reforma causará futuramente: “Qualquer reforma administrativa interfere na vida de servidores, na vida da cidade, porque muda o desenho de políticas públicas. O que me faz acreditar que ele tenha mandado uma mensagem tão densa é o caso de pressionar os vereadores. Eu estou contra essa reforma por ela ser em regime de urgência, já denunciando a intenção, no mínimo questionada, de que não está fazendo da melhor maneira, que é propondo haver um debate legítimo. O prefeito deve estar se achando um iluminado para achar que o que está sendo proposto será debatido e analisado linha por linha com estudo e atenção, mas ninguém vive de boas intenções. Nós vereadores temos que estudar a reforma antes de tomar alguma decisão, para que no futuro não venhamos ser responsabilizados por algum equívoco. O prefeito, embora esteja bem intencionado pode estar fazendo uma reforma imensa que deixa muito a desejar quando não se debate”, alertou.
Camilo Santana
Ronivaldo elogiou a postura do governador eleito do Estado, Camilo Santana (PT), que realizou desde o mês de novembro passado, reuniões com as secretarias do Estado para debater propostas para cada setor da administração pública estadual: “Camilo Santana traz para a população a oportunidade de debater, diferente do prefeito Roberto Cláudio, que está na “contramão”. O governo de Roberto Cláudio tem deixado muito a desejar”, acusou.
“A marca do PT é a participação popular, diferente do PROS, que não negociou, não dialogou, mostrando ser um governo antidemocrático. O PROS não é como o PT. O Roberto Cláudio apoiou o Camilo, porém é do PROS, e tem a mesma trajetória da família Ferreira Gomes. A trajetória de que, na visão deles, a política é para ser feita pela elite”.
Por último, o parlamentar falou sobre a questão da segurança pública no Estado: “A segurança pública é tarefa de todos que compõem o Estado. O aumento da criminalidade tem vários fatores em conjunto. A solução se conjuga no interesse de todos que desejam colaborar com a mudança do quadro. O governador Camilo Santana sabe que a primeira mudança deve partir do governo, com o diálogo com a Secretaria de Segurança Pública”, concluiu.
Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo