REDIRECIONAMENTO

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Secretário Estadual do Desenvolvimento Agrário: “Carro pipa ainda ameniza o sofrimento da população”

Foto: Wilrismar Holanda
O secretário estadual do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Antônio Rodrigues de Amorim, concedeu entrevista ao Programa Repórter Ceará, da Rádio Campo Maior AM 840, ontem, 13.

Entre os assuntos destacados pelo secretário estão a construção de cisternas e poços profundos na região, a situação das adutoras, garantia safra e a compra de milho para os produtores locais.

Na última quinta-feira, 07, o secretário se reuniu com outras lideranças do Conselho de Secretários da agricultura em Brasília para discutir o apoio dado ao Nordeste, Amazônia e estado de Santa Catarina na aquisição de milho.

Perguntado sobre o milho da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), o secretário disse que será enviado um ofício ao presidente do Conselho Nacional, solicitando uma reunião de emergência com o ministro da agricultura, Neri Geller, e o presidente da Conab, Rubens Rodrigues. “Estamos solicitando ao órgão a habilitação de maiores quantidades de milho para venda em todo o Nordeste, Amazônia, e ainda nos estados do Paraná e Santa Catarina, que carecem de milho. Até o dia 25 de agosto a reunião com o Ministro da Agricultura estará sendo realizada”, afirmou.

O secretário respondeu que em 2013, 180 mil toneladas de milho chegaram ao estado do Ceará. Em 2014, serão 29 mil toneladas. De acordo com Amorim, já está sendo feito toda a estocagem de milho e reserva produzida, para que a carência seja cumprida. Em Quixeramobim serão beneficiadas cerca de 1.400 pessoas.

“Enquanto nós estamos pedindo 30 mil toneladas de milho para vender ao mês para os agricultores no Nordeste, o estado de Santa Catarina precisa de 340 mil, tendo que produzir 7.200.000 mil toneladas de milho/ano, mas somente produziram 5 mil, ou seja, a região Sul necessita de 2 mil para suprir seu rebanho”, disse Antônio Rodrigues.

Garantia Safra
De acordo com Amorim, em relação ao Garantia Safra, 85 municípios cearenses enviaram seus laudos, entre eles o município de Quixeramobim, sendo que o processo ainda está em análise. Ao que tudo indica os 85 municípios já começarão a receber o garantia safra no mês de setembro. “Não posso assegurar essa data ainda, pois depende do sistema do Ministério do Desenvolvimento Agrário”, ressaltou.

Por reivindicações de vários municípios que não encaminharam os pedidos de laudo, foi aberto um novo prazo, que iniciou em agosto e vai até o dia 3 de setembro. O pagamento já foi realizado pela maioria das prefeituras, o que facilita o processo.

Poços Profundos
Sobre a possibilidade da retirada da figura do carro pipa do cenário, o secretário afirmou: “Assim como os nossos reservatórios precisam de reposição de água, os nossos poços também necessitam. Há uma dificuldade de repor a água cristalina. Para a água ser consumida pela população, é necessário o uso de um dessalinizador, pois a maioria das águas são insalubres. Nós temos hoje uma demanda muito grande de construção de poços, que tem sido feitos pela Cogerh, Cagece e pela Defesa Civil. Temos 4 mil poços perfurados entre 2012 e 2013, financiado pelo Banco do Nordeste. Mesmo com todas essas iniciativas, o carro pipa tende a perdurar por um bom tempo, enquanto não tiver maiores adutoras de interligação de bacias de grandes reservatórios para dar segurança. O carro pipa ainda ameniza o sofrimento da população neste caso”.

Adutoras
Com relação às últimas 23 adutoras construídas em Quixeramobim, um ouvinte perguntou ao secretário se as adutoras têm direito de receber um motor reserva.

“Quando se trata dos nossos abastecimentos d’água pelo programa Água para Todos, são geridos pela Sisa. As empresas de adutoras têm que dar ação de continuidade e ação de custeio para a troca de motor”.

Cisternas
Perguntado sobre a importância das cisternas e o acompanhamento das secretarias, o mesmo respondeu que todo o investimento é no sentido de garantir uma classe média rural, trabalhar com transparência, e ter a participação da sociedade. “Quando as cisternas foram apresentadas ao governador Cid Gomes, o mesmo investiu inicialmente em 14 mil novas unidades. Hoje nós estamos concluindo 163 mil, que somadas com as outras construídas no Ceará por instituições totalizam 194 mil cisternas, e estamos para universalizar com 272 mil. Em Quixeramobim, cerca 16 empresas estão trabalhando em construção de cisternas“, disse.

Segundo o secretário, houve um avanço na meta inicial, cuja política era chegar a um milhão de cisternas. O governo federal, em dezembro de 2014, já ultrapassará essa marca com 1.200.000 cisternas construídas, sendo que as cisternas têm papel fundamental no armazenamento de água para a população.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo