REDIRECIONAMENTO

sexta-feira, 30 de maio de 2014

O legado de Joaquim Barbosa, que anunciou aposentadoria do STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, surpreendeu ontem ao anunciar que, no fim de junho, deixará um dos mais importantes postos do País. Em sua primeira entrevista após o anúncio oficial da aposentadoria, ele disse que seus “planos imediatos” são ver a Copa do Mundo e descansar, e não descartou dar palestras no futuro. Ao contrário do que se especulou na tarde de ontem, Barbosa não poderá disputar as eleições de 2014 – para isso, precisaria ter se afastado da Corte em abril.

A inesperada aposentadoria foi anunciada, em primeira mão, durante café da manhã com os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados. À tarde, Barbosa oficializou a saída no plenário do STF, em uma sessão pouco emotiva, sem homenagens ou manifestações de todos os colegas ministros. “Tive a felicidade, a satisfação e a alegria de passar a compor essa Corte no que é talvez o seu momento mais fecundo de maior criatividade de importância no cenário politico institucional de nosso país. Sinto-me deveras honrado (...). Muito obrigado”, discursou Barbosa.

Sua trajetória foi elogiada pelo ministro Marco Aurélio Melo e pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. “O senhor veio a ser relator de uma ação penal importantíssima no que o Supremo, como um colegiado, acabou por reafirmar que a lei é lei para todos, indistintamente”, afirmou Marco Aurélio, em referência ao processo do mensalão. Sobre o assunto, Barbosa foi categórico: “Esse assunto está completamente superado. Sai da minha vida a ação penal 470 e espero que saia da vida de vocês. Chega desse assunto”, disse a jornalistas. (Fonte: O POVO)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo