As intenções de voto na presidente Dilma Rousseff (PT) para as eleições de outubro deste ano oscilaram positivamente saindo de 37%, em abril, para 40% este mês, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira, 22.
A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 19 deste mês, em 140 municípios de todas as regiões brasileiras. Ao todo, foram ouvidas 2.002 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-00120/2014.
Na simulação divulgada ontem, Dilma venceria no primeiro turno, já que a somatória de todos os outros candidatos atinge 36%, contra 40% da presidente.
Os pré-candidatos à Presidência Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) oscilaram positivamente e subiram de 14% para 20%, e de 6% para 11%, respectivamente. O Pastor Everaldo (PSC) variou positivamente na margem de erro está com 3% das intenções de voto.
Os demais pré-candidatos Eduardo Jorge (PV) e José Maria (PSTU), ambos tiveram 1%. Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Randolfe Rodrigues (Psol) não pontuaram. Entre os eleitores ouvidos, 14% votarão branco ou nulo, enquanto 10% não sabem ou não responderam.
Na última pesquisa do instituto Datafolha, divulgada no início de maio, o cenário indica que as eleições caminham para ter segundo turno. Segundo o instituto, Dilma tinha 37%, enquanto a soma de todos os outros candidatos chegou a 38%.
No levantamento, Aécio Neves apareceu com 20% e Eduardo Campos com os mesmos 11%.
Aécio aposta no 2º turno
O senador e pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves, comentou, via nota, a pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira Para o tucano, a série de pesquisas feitas nos últimos meses aponta para um cenário que haverá segundo turno nas eleições, apesar da candidatura Dilma ainda ter uma pontuação superior à soma de todos seus adversários, 40% contra 36%.
As últimas pesquisas dos institutos Datafolha e Sensus, divulgadas no início de maio, também indicam crescimento nas intenções de voto dos candidatos de oposição. No Datafolha, Aécio subiu de 14% para 20%, e na pesquisa Sensus, apareceu com 23,7%.
“Os dados da última pesquisa Ibope confirmam, com algum atraso, o crescimento da nossa candidatura já apontado por todos os outros institutos. Confirma também o crescimento do conjunto das oposições, mesmo com o grau de conhecimento dos candidatos muito menor do que o da atual presidente. O que aponta, cada vez mais, para um cenário de segundo turno”, disse Aécio.
Números
40%
é o percentual de intenções de voto de Dilma segundo o Ibope
20%
é o percentual de intenções de voto de Aécio segundo o Ibope
11%
é o percentual de intenções de voto de Campos segundo o Ibope
Saiba mais
O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) rebateu as críticas do pré-candidato à Presidência Aécio Neves à política de segurança pública no país.
Aécio disse que alteraria o nome do Ministério da Justiça para acrescentar "Segurança Pública" e mudaria perfil da pasta, a qual ele acusou de "virar as costas" e o governo ser omisso. Cardozo disparou críticas a Aécio e disse que sua atuação como senador foi "pífia". "Como um parlamentar com uma atuação tão pífia acusa alguém de omissão? Como senador, ele teve dois projetos na área, pueris”. (Fonte: O Povo Online)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo