REDIRECIONAMENTO

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Aumento produziu inflação

Foto Ilustrativa
O aumento da tarifa de energia autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica Aneel) para as distribuidoras de energia no Brasil gerou um impacto na elevação da inflação no Brasil no primeiro mês logo após o reajuste. A informação foi repassada pelo deputado Lula Morais (PCdoB), que informou na tribuna da Assembleia Legislativa, ontem, que no mês de maio, o aumento da inflação na tarifa de algumas capitais pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) foi da ordem de 3,76%. O deputado João Jaime (DEM) disse que a culpa era do Governo da presidente Dilma, apoiada pelo deputado Lula Morais.

O percentual de 3,76%, conforme informou o parlamentar, também elevou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em até 0,10 pontos percentuais, o mais elevado, ficando em 0,58%. Segundo disse, a elevação da tarifa média de energia no Brasil nas capitais pesquisadas pelo IBGE registrou 3,76% de aumento sobre a tarifa, o que gerou um impacto no índice do IPCA que foi de 0,58%. "Se não tivesse havido esse reajuste em um patamar superior à inflação, o índice do IPCA seria 0,48%", disse o parlamentar. (Fonte: Diário do Nordeste)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo