Médicos especialistas que prestam serviço no Hospital Regional Dr. Pontes Neto, em Quixeramobim, estão tendo seus salários questionados. Segundo informações, o pagamento dos profissionais estaria elevado, ultrapassando o limite estabelecido por lei.
O prefeito Cirilo Pimenta afirmou que os salários dos atuais médicos que prestam serviços ao município são altos pelo fato da Prefeitura remunerá-los por cada plantão dado no Hospital Regional, “Os preços dos plantões são recomendados pelo Governo Federal”, disse. De acordo com o prefeito, muitos profissionais chegam a realizar até cinco plantões por semana. Ainda conforme o entrevistado, foi recomendada também a contratação de mais médicos para diluir os salários dos atuais. Entretanto, os médicos alegam não ter condições de permanecer no município caso seus salários sejam diluídos.
Diante do problema, a Câmara Municipal de Quixeramobim levantou o debate em sessão ordinária nesta quarta-feira, 02. Os vereadores discutiram a importância do Programa Mais Médicos, a interiorização do curso de medicina e a importância de se manter um diálogo com todas as partes envolvidas para sanar a questão.
Para o vereador Teodomiro Neto se faz necessário um debate ainda maior sobre a questão envolvendo o Hospital de Quixeramobim. “Nós entendemos que é uma lei federal, mas há de se convir também a questão da produtividade, que não entra como salário [...] a gente vai chegar a um denominador comum”.
O vereador Edson Nogueira parabenizou os colegas por instigarem a discussão e lembrou o trabalho desenvolvido pelos médicos, dentre eles o ortopedista e traumatologista Guilhermino dos Santos: “Quanto a esses médicos especialistas capacitados e principalmente aqueles que gostam de atender, eu acho que nós temos que dar as mãos e tentar resolver. Esse tema é um tema que preocupa a saúde do município e Sertão Central”, disse referindo-se ao atendimento regional realizado pelo Hospital Dr. Pontes Neto.
A vereadora Claudinha Borges solicitou que a Câmara encaminhasse um documento conclamando o secretário da Saúde, Ciro Gomes, para resolver o problema. “Esse Hospital é regional e pelo número de pessoas que os médicos estão atendendo, que é desumano, podemos aproveitar e pedir também um aumento salarial para os demais profissionais (enfermeiros, auxiliares, técnicos, assistentes)”.
Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo