REDIRECIONAMENTO

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Quixeramobim: José Maria Pimenta destaca avanço da EMATERCE no atendimento às políticas públicas

O quixeramobiense e presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), José Maria Pimenta, concedeu entrevista ao Programa Repórter Ceará, da Rádio Campo Maior AM 840 e fez uma explanação sobre os trabalhos da entidade no Estado.

Segundo Zé Maria, quando da sua chegada à presidência da Ematerce, o Ceará tinha 71 escritórios do órgão e hoje são 152: “E a ordem do nosso governador Cid e do secretário Nelson Martins é que até o final deste ano a Ematerce esteja presente nos 184 municípios cearenses. Isso porque as políticas, sobretudo aquelas voltadas para o agricultor familiar, cresceram muito nos últimos dez anos e a idéia da presidente Dilma é de que essas políticas muitas vezes não chegam àqueles que mais precisam por conta de estruturas”, disse.

Zé Maria ainda lembrou a maratona de inaugurações quem tem ocorrido nos últimos dias, como a entrega de dois importantes equipamentos da Ematerce que juntos receberam investimentos do Governo do Estado, no valor total de R$ 405.000,00 (quatrocentos e cinco mil reais). A primeira inauguração foi a reforma e ampliação do Cetrema – Centro de Treinamento Regional, de Milagres e, por último, o escritório local da Ematerce.

Além das novas instalações em Brejo Santo e os escritórios regional e local do Crato por ocasião da abertura da exposição agropecuária do município, a Expocrato. “Em breve nós iremos entregar também um novo escritório no município de Assaré e vamos homenagear o grande Patativa do Assaré, que dará nome ao escritório”.
Foto: Divulgação
No último dia 23 de julho, José Maria Pimenta, reuniu-se com os técnicos da gerência de apoio técnico - Geate, para informar e discutir sobre a intenção do Governo do Estado de ceder as instalações da Fazenda Normal, no município de Quixeramobim, para que o uma instituição de Israel instale, em conjunto com a Ematerce, campos de pesquisas nas áreas agrícolas e pecuária  visando o desenvolvimento de técnicas avançadas destinadas à agropecuária no semiárido.

A Fazenda Normal tem 1.500 hectares onde funciona um centro de treinamento e são ministrados cursos, tanto técnicos da Ematerce como os oferecidos a agropecuaristas assistidos pelo órgão. Quanto a este projeto, o entrevistado afirmou que acredita que no prazo de 60 dias o governador Cid Gomes deverá assinar protocolo e convênio com as instituições de Israel.

O entrevistado revelou, ainda, que em Quixeramobim já são 6 mil agricultores beneficiados com o Seguro Safra e cerca de 2 mil com o Bolsa Estiagem: “Isso é uma injeção forte na economia”, disse.  Zé Maria informou ainda que em seis anos e meio do atual governo já foram entregues mais 600 tratores distribuídos pelo Projeto São José. Segundo ele, esta é a gestão que mais entregou o equipamento na história cearense.

Saiba mais:
Fundada em 16 de fevereiro de 1954, o Serviço de Extensão Rural do Ceará recebeu, inicialmente, a denominação de Associação Nordestina de Crédito e Assistência Rural (Ancar). Naquele ano, os trabalhos de campo começaram pelos municípios de Maranguape, Redenção e Quixadá.

Em 1976, o Governo do Estado criou, com a aprovação da Lei 10.029, de 6 de julho daquele ano, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce.

A EMATERCE é um órgão público estadual de direito privado, sem fins lucrativos, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará – SDA.

Postado por: Jornalismo - SMC

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo