O primeiro mês de inscrição para o programa federal Mais Médicos terminou com a adesão de 150 cidades do Ceará. Esse número representa 82% dos municípios do Estado. O anúncio foi feito ontem, 26, durante entrevista coletiva realizada na sede do Ministério da Saúde (MS), com participação do titular da pasta, Alexandre Padilha, e do secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mozart Sales.
No total, 124 municípios pertencentes ao grupo prioritário realizaram inscrição no programa. O Ceará teve uma das taxas de adesão mais altas no País, ficando com a quinta colocação nacional (82%) (ver quadro). Os entes da Federação com maior índice foram Amazonas (97%), Amapá (94%), Acre (86%) e Rondônia (85%).
Em todo o País, 3.511 cidades se inscreveram para participar do Mais Médicos. O programa prevê uma bolsa de R$ 10 mil para os profissionais da saúde que atuarem em cidades de interior e periferias das capitais, além de ajuda de custo e cursos de especialização em universidades federais. Foram contabilizadas inscrições de 63% das prefeituras do Brasil. Quando considerados apenas o grupo prioritário, o índice de municípios inscritos sobe para 92%.
“Eu nunca vi um programa do Governo ter esse grau de adesão em apenas 15 dias”, pontuou o ministro Alexandre Padilha. Em vários momentos da entrevista, o titular da Pasta agradeceu o interesse de médicos e prefeituras pelo programa. “Os dados só mostram que faltam médicos no Brasil e que a carência aumentou do começo do ano para hoje”, diz. (Do O Povo Online)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo